Nos Estados Unidos, tem-se verificado uma rotação intersectorial pelos investidores, favorecendo as acções cíclicas em detrimento das mega cap tecnológicas. Os sectores mais favorecidas foram os da saúde, small caps e industrial.
Crescimento Económico nos EUA mais forte beneficia sectores cíclicos
O mais recente Resumo de Projecções Económicas da Reserva Federal EUA revelou um aumento da previsão mediana de crescimento do PIB de 1,8% para 2,3% em 2026, reflectindo uma recuperação após a paralisação do governo, maior produtividade dos investimentos em IA e fortes lucros empresariais.
Ao mesmo tempo, as projecções de inflação para 2026 foram revistas modestamente para baixo enquanto as estimativas de desemprego permaneceram inalteradas.
Os mais recentes dados macroeconómicos confirmam essas tendências, apoiando as acções value. O raciocínio por trás desta rotação é que, se a economia está acelerando, então há menos uma justificação para pagar um prémio pelas acções de crescimento relativamente caras.
Sectores cíclicos, incluindo o financeiro, industrial, energia e materiais, tendem a estar entre os mais sensíveis ao crescimento económico, utilizando o índice PMI dos gestores de compras como referência.
No entanto, a rotação começou até antes da recente reunião da Fed, já que o avultado investimento em IA, CapEx e o ROI passaram a ser alvo de receios pelos investidores.
A relação Growth/Value do índice Russell 1000 atingiu o pico no dia 29 de Outubro.
O índice S&P 500 Industrial Equal Weights também alcançou um novo recorde contra o índice S&P 500 Equal Weight.

A rendibilidade das small caps (Russell 2000) superou as large caps (S&P 500) durante 9 dias consecutivos, a série mais longa desde 2017.
Em 88% dos casos históricos, as small caps continuam a superar as large caps no mês seguinte.
De facto, pela primeira vez desde 2024, quase 71% das acções do índice S&P 500 estão a negociar acima das suas médias móveis de 200 dias.
Em casos históricos semelhantes, o índice S&P 500 apresentou uma subida entre 9 e 12 meses depois, com um ganho médio anual de 17%.
Fonte: LPL Financial, NDR, Reserva Federal EUA, Subutrade, YCharts