Neste momento, muitas pessoas receiam que os seus empregos se tornem obsoletos à medida que a adopção da inteligência artificial (IA) se desenvolve no local de trabalho.
De acordo com o relatório da Society for Human Resource Management, 12,6% dos empregos, ou seja, aproximadamente 19,2 milhões de cargos nos Estados Unidos enfrentam um risco alto ou muito alto de deslocamento relacionado à automação.
Segundo os dados mais recentes do mercado laboral norte-americano, está cada mais difícil para recém-formados porque algumas grandes empresas já estão substituindo funcionários em início de carreira pela inteligência artificial para optimizar as operações e reduzir custos.
De acordo com um relatório da Cengage Group, apenas 30% dos licenciados de 2025 afirmaram ter conseguido um emprego em tempo integral na sua área, e apenas 41% dos licenciados de 2024 disseram o mesmo.
Pela primeira vez na história, uma licenciatura deixou de ser um caminho confiável para um emprego profissional.

O ano de 2025 foi marcado por demissões em larga escala no sector global de tecnologia, com empresas anunciando cortes de empregos enquanto enfrentam a superexpansão, pressões de custos e a crescente transição para a inteligência artificial.
Pelo menos mais de 114.124 funcionários foram demitidos, até agora este ano, em 237 empresas tecnológicas a nível mundial, segundo o Laysoffs.fyi.

Na Segunda-feira, a Apple decidiu despedir dezenas de trabalhadores, apesar das expectativas de vendas recorde para o trimestre mas esta não é a única empresa a avançar com layoffs.
Estas são outras empresas que também anunciaram demissões significativas em 2025:
➡️ Amazon → 14.000 postos de trabalho(Outubro)
➡️ Verizon → 13.000 empregos (Novembro)
➡️ Chevron → 15-20% da força de trabalho global (até 9.000 vagas, Fevereiro)
➡️ Microsoft → 9.000 vagas (incluindo ~6.000 em Maio e outras em Julho)
➡️ Novo Nordisk → 9.000 vagas (11% da força de trabalho, Setembro)
➡️ Estée Lauder → 5.800–7.000 empregos (Fevereiro)
➡️ Intel → Mais de 5.000 vagas (15% dos trabalhadores de fábricas, Julho)
➡️ BP → 4.700 funcionários + 3.000 contratados (Janeiro)
Segundo o Goldman Sachs, um quarto dos empregos poderá ser automatizado pela IA nos Estados Unidos e Europa.
A seguinte tabela revela os 40 empregos que a IA mais facilmente poderá substituir.
Com base em tudo o que sabemos, este gráfico mostra como podemos esperar que a IA afecte o mercado de trabalho: a maioria dos empregos criados será temporária e a maioria dos empregos destruídos será permanente. O resultado final será um número muito menor de empregos.

Fonte: Cengage, Layoffs.fyi, Goldman Sachs, Society for Human Resource Management