A ASML e Rheinmetall foram as acções mais negociadas na Europa em 2025, superando as empresas dos sectores de saúde, energia e bens de consumo, à medida que a procura por Inteligência Artificial e os gastos com defesa aceleraram.
Os planos da Alemanha para dobrar os gastos com defesa para 162 mil milhões de euros por ano, levaram as acções da Rheinmetall a serem as mais negociadas da Europa no ano passado, com um aumento de 261% no volume de negócios em relação a 2024 para 328 mil milhões de euros. Assim, as acções da Rheinmetall subiram do 29º lugar em 2024 para a segunda posição entre as acções mais negociadas da Europa em 2025.
A fabricante de chips ASML, cotada em Amesterdão, manteve a sua posição como a acção mais negociada da Europa, com um aumento de 3% no volume de negócios, para 353 mil milhões de euros, impulsionada pela procura crescente por IA no sector de semicondutores.
A Alemanha liderou o top 10, respondendo por três dos títulos mais negociados, seguida pela Suíça com dois. França, Reino Unido, Holanda, Dinamarca e EUA contribuíram com um cada.

Apenas 38% das negociações das 10 principais ações ocorreram em livros de ordens abertos, percentual semelhante em canais bilaterais, seguido pelos leilões e negociações em mercados paralelos.
As plataformas de negociação na Alemanha representaram 61% das negociações da Rheinmetall, 24 pontos percentuais acima da média das 10 maiores, impulsionadas pela forte participação doméstica. Mais de 80% da actividade ocorreu na Alemanha, dividida entre a Xetra (46%) e as bolsas regionais alemãs (35%), com estas últimas indicando um significativo envolvimento de investidores de retalho.

Fonte: Bloomberg