Acordo entre EUA e UE impulsionam bolsas europeias

feature-image

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou neste Domingo, ter chegado a um acordo comercial com a União Europeia. O acordo alcançado é de 15% para a maioria dos bens europeus.

As bolsas europeias estão a negociar perto de máximas históricas novamente, recuperando das negociações comerciais tensas e dos ventos contrários cambiais. O índice STOXX 600 registou o seu melhor primeiro trimestre em relação ao índice S&P 500 em uma década, somando um ganho de 8,34% em 2025, comparado com a valorização de 8,62% do índice S&P 500.

europausEstes são os quatro temas principais com os quais os investidores estão lidando enquanto aguardam o próximo grande catalisador na Europa.

1) Acções com foco doméstico superam exportadoras

As acções com foco na actividade doméstica da Zona Euro superaram largamente as empresas exportadoras devido a um euro mais forte, que apreciou 13,4% em relação ao dólar em 2025, prejudicando os lucros dos exportadores. Os sectores sensíveis ao comércio, como automóveis e bens de consumo duradouros desvalorizaram enquanto as acções com foco doméstico, como bancos e serviços públicos, dispararam.

O sector automóvel europeu subiu mais de 3% na semana passada, após as notícias de um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Japão mas ainda acumula uma perda de 0,7% desde o início de 2025, um forte contraste com o aumento de 35% das acções dos bancos e a valorização de 15% nas utilities.

exporters
 
2) Efeito Halo da Alemanha

Os planos de despesas massivas da Alemanha, com o objectivo de impulsionar a economia do país após décadas de conservadorismo fiscal, trouxeram optimismo aos mercados europeus em geral, já que as empresas da União Europeia devem beneficiar do aumento das despesas com defesa e infraestrutura.

O anúncio de tarifas dos EUA em Abril levou a uma venda massiva de acções mas o índice DAX recuperou desde então e atingiu uma nova máxima do ano em Julho. As acções de capitalização média seguiram um caminho semelhante. Ambos os índices subiram mais de 20% este ano e deverão registar o seu melhor desempenho anual desde 2019.

germany

 
3) Small Caps no centro dos holofotes

As small caps europeias estão a caminho de superar as large caps na Europa, pela primeira vez desde 2020, valorizando 13,4% em 2025 acima dos 9,1% das empresas de capitalização bolsista elevada. O euro mais forte e uma perspectiva económica melhor da Europa impulsionaram a recuperação das small caps.

smallcaps-1
 
4) Mercados europeus menores têm apresentado desempenhos superiores aos restantes

 

Em termos de tamanho, alguns mercados menores também têm apresentado um desempenho superior às restantes praças europeias este ano. Os índices da Polónia, Grécia e República Checa subiram 37%, 35% e 25%, respectivamente, em comparação com a valorização de 9% do índice STOXX 600.

smallFonte: Reuters

Partilhar este artigo: