
Segundo o estudo Global Asset Management Report 2025: From Recovery to Reinvention, realizado pela Boston Consulting Group, os activos sob gestão encerraram 2024 com o valor recorde de 128 biliões de dólares, o que representa um crescimento de 12% ao nível global em relação ao ano anterior.Contudo apesar da evolução positiva, mais de 70% do crescimento das receitas do sector resultou do desempenho do mercado e não de entradas líquidas de capital por parte dos investidores.
Existe cada vez mais uma tendência de migração para ETFs passivos e oportunidades em ETFs activos e activos privados.
Em termos regionais, a evolução dos activos sob gestão foi marcada por assimetrias com um aumento acima da média na América do Norte, com um crescimento 14% face ao ano anterior. Por outro lado, a Europa foi onde se verificou menor crescimento de 7%.
Apesar do crescimento global dos activos sob gestão no ano passado, a pressão persistente das taxas elevadas, as mudanças nas preferências dos investidores e a disrupção digital estão a pressionar as empresas a redesenhar os seus modelos denegócio, a acelerar a inovação nos custos e a reforçar o seu foco estratégico.
Fonte: BCG