
Sabia que a Actualização de Documentação é uma obrigação legal? Com efeito, nos termos do artigo 40.º da Lei n.º 83/2017, de 18 de Agosto, que estabelece medidas de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, os bancos e outras entidades financeiras são legalmente obrigados a manter actualizada a informação e documentação dos seus clientes.
É por este motivo que o Banco Invest lhe envia emails a dizer "Evite o bloqueio da sua conta" ou lhe aparece um pop up quando faz login no Homebanking, a indicar Expirado para um dos documentos.
📄 Quais são os documentos que precisa de actualizar?
- Documento de Identificação (exemplos: Cartão de Cidadão, Passaporte ou Título de Residência válido);
- Comprovativo de Morada de Residência emitido há menos de 3 meses (exemplos: factura de electricidade, água, gás, telefone, televisão, documento emitido pela Autoridade Tributária Aduaneira onde conste a morada, recibo de renda);
- Comprovativo de Morada Fiscal (quando diferente da Morada de Residência) (exemplos: nota de pagamento de IMI, liquidação de IRS ou outro documento das Finanças onde conste a morada);
- Comprovativo de Entidade Patronal emitido há menos de 3 meses (exemplos: recibo de vencimento, recibo verde, declaração da entidade patronal, cartão de pensionista, certidão de registo comercial ou cartão da Ordem (se profissional liberal);
📬 Como pode proceder?
- A actualização pode ser feita de forma simples através do Homebanking, onde poderá carregar os documentos solicitados de forma segura e rápida.
- Os comprovativos também podem ser entregues num dos nossos Centros de Investimento, enviados por email para documentos@bancoinvest.pt ou por correio para a morada do Banco Invest.
⏳ Quando é que deve actualizar?
- A periodicidade é variável e depende da classificação de risco da conta. Mas a maioria das contas só precisa de actualizar de 5 em 5 anos os Comprovativos de Morada e de Entidade Patronal. Quanto ao Documento de Identificação, deve ser actualizado sempre que esteja expirado.
- Obviamente, se alterar a sua morada ou a sua entidade patronal, é recomendável que actualize essa informação.
- Mas não se preocupe. O Banco Invest irá avisar quando for necessário.
⚠️ Já actualizou e o acesso permanece bloqueado?
- Actualizou no Homebanking e o acesso desbloqueou, mas no dia seguinte voltou a bloquear: o que provavelmente aconteceu foi que o documento que carregou não foi aceite para o efeito por não cumprir os requisitos. Poderá contactar o seu Gestor de Conta que já tem essa informação.
- Enviou email para o endereço documentos@bancoinvest.pt mas o acesso permanece bloqueado: ou os nossos serviços ainda não analisaram a documentação ou o documento não foi aceite. Entre em contacto com o seu Gestor de Conta ou o Apoio ao Cliente para verificarmos a situação.
✅ Conclusão
- Quando consulta os seus Dados Pessoais no seu Homebanking aparece Verificado em todos os documentos? Então está tudo actualizado.
📌 Qualquer questão, não hesite. Contacte o seu Gestor de Conta ou o Apoio ao Cliente.