
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO debateram hoje uma exigência americana para aumentar massivamente o investimento em defesa para 5% do Produto Interno Bruto até 2032 enquanto os EUA se concentram nos desafios de segurança fora da Europa. A nova meta deverá ser aprovada na cimeira de líderes de Junho.
Johann Wadephul, o Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão confirmou que está pronto para seguir o presidente norte-americano no seu apelo para que todos os membros da aliança estabeleçam um objectivo de gastar 5% do Produto Interno Bruto da Alemanha, para reforçar a defesa na Europa.
O Ministro não estabeleceu uma data para o cumprimento do objectivo, uma vez que a Alemanha ultrapassou pela primeira vez no ano passado a meta de 2%, estabelecida pelos países da Aliança. Assim, para atingir esta meta, Alemanha precisa de gastar $135 mil mn em despesas militares anualmente.
A maioria dos membros da NATO já cumprem a meta de 2% do PIB. Os Estados Unidos é o único país que tem vindo a diminuir as suas despesas em defesa.
Fonte: Bloomberg, NATO