Alphabet chega ao clube dos três biliões de dólares

feature-image

A dona da Google chegou hoje aos três biliões de dólares de valor em bolsa, juntando-se a um clube restrito, que inclui também a Apple, Microsoft e Nvidia. As acções valorizaram 61,82% no último ano e mais de 233% nos últimos cinco anos. 

A Alphabet foi criada em 2015, como uma empresa-chapéu para agregar os diferentes negócios da Google. A gigante da Internet nasceu vários anos antes desta mudança, em 1998, nos dormitórios da Universidade de Stanford. A Google é cotada em bolsa desde 19 de Agosto de 2004. Na primeira sessão, os títulos da empresa negociaram nos 85 dólares, com um valor de mercado de 23 mil milhões de dólares. 

google

 
Alphabet dominará o ecossistema da IA porque é a única empresa que controla os seus três pilares:



1) Infraestrutura (Hardware): O Google fabrica os seus próprios semicondutores, reduzindo assim a sua dependência e despesas com chips da Nvidia, permitindo assim fornecer serviços a um custo menor.

2) Cérebros (Modelos de base): O modelo Gemini do Google está consistentemente entre os melhores classificados em vários benchmarks.

3) Alcance (Plataformas de Distribuição e Desenvolvimento): A Alphabet tem uma alcance incomparável, tanto para utilizadores via a app Gemini como via web e também para as empresas através do Google Cloud.

Este gráfico revela a vantagem única da Alphabet que nenhuma outra empresa consegue igualar.

google

O Citi reviu em alta o preço-alvo das acções empresa de $225 para $280. O analista Ron Josey prevê que a Alphabet registe "um ciclo acelerado de desenvolvimento de produtos que está a começar a surgir com uma maior adopção do 'Gemini' nos seus negócios de publicidade e nuvem". Apesar da concorrência que a Google enfrenta no que toca a motores de pesquisa, o Citi acredita que a ferramenta "está a ter um melhor desempenho em toda a gama de produtos, com uma maior procura", proporcionando também uma "melhor rentabilidade". 

sg2025091557183_68C828510000674C39AA0001

Fonte: Berg Insight, Bloomberg, Companies Market Cap

 

 

 

Partilhar este artigo: