
Nos mercados financeiros, o Verão (especialmente o Julho e Agosto) costuma ser associado a um menor volume de negociações, já que muitos investidores, traders e gestores de fundos estão de férias, levando a uma redução considerável na liquidez e volatilidade em alguns activos.
O cliché de que os mercados no Verão são calmos e sonolentos tem alguma verdade, mas não é universal. Por exemplo, na passada Sexta-feira o índice S&P 500 registou a maior queda desde 21 de Maio.
O índice VIX disparou tocando nos 21,90 pontos no primeiro dia de Agosto, o nível mais elevado desde 23 de Junho e acima da média de cinco anos de 20 pontos.
O mercado prepara-se para um mês historicamente fraco porque Agosto é o pior mês para o índice S&P 500 desde 1990.
Estes são os dados relativos a Agosto entre 1964 e 2024 que é o terceiro pior mês com uma média histórica de 0,1%. Só os meses de Setembro e Fevereiro são piores.
Desde 1990 que o índice VIX geralmente dispara nos primeiros dias de Agosto. De facto, o dia 5 de Agosto é o dia com a maior subida em média do índice VIX no ano inteiro.
Tal como observada na passada Sexta-feira, eventos inesperados podem gerar picos de volatilidade, especialmente com menos participantes para absorver os choques.
Fonte: Bloomberg