No dia 17 de Fevereiro celebra-se oficialmente a entrada no Ano do Cavalo de Fogo na China, e por conseguinte, as bolsas chinesas encontram-se encerradas entre os dias 16 a 23 de Fevereiro.
Este é um ano particularmente especial porque o Cavalo de Fogo só aparece a cada 60 anos, a última vez foi em 1966. O Cavalo é associado a energia, liberdade, movimento, aventura e quando combinado com o elemento Fogo, essa energia intensifica-se ainda mais.
Ano Novo Lunar irá iniciar-se com dois pontos positivos
➡️ A China atingiu a sua meta de crescimento do PIB de 5,0% para 2025
No entanto, espera-se que a sua economia abrande à medida que o ímpeto das exportações diminui e persistem desafios estruturais. Assim, espera-se que o crescimento do PIB se mantenha nos 4,4% para este ano e o próximo.
Por outro lado, a economia chinesa continuará a ter um desempenho superior à média global, que se situa nos 2,8% e representa quase 20% do PIB global.

➡️ Bolsa chinesa completou o seu segundo ano excelente, após quase uma década de desempenho abaixo do esperado
As bolsas asiáticas têm superado as bolsas norte-americanas e europeias, atraindo investidores globais à medida que oscilações extremas abalam activos, desde acções de tecnologia até metais devido às suas empresas tecnológicas.
Desde o início do ano, o índice MSCI Asia valorizou cerca de 13%, em comparação com o ganho de 1,4% do índice S&P 500, marcando o seu melhor arranque de ano em relação ao índice norte-americano neste século.

Fonte: Bloomberg