Bancos Centrais em foco esta semana

feature-image

Esta semana será repleta de reuniões de política monetária de vários bancos centrais a nível mundial:

- Quarta-feira, dia 19: Japão, Estados Unidos, Brasil

- Quinta-feira, dia 20: Reino Unido, Suíça, África do Sul

- Sexta-feira, dia 21: Chile, Rússia

centralbanksEstes são os primeiros encontros dos bancos centrais após a entrada em vigor das tarifas da Administração de Trump:

1) Banco do Japão 

O mercado espera que as taxas de juro se mantenham inalteradas nos 0,5% após uma subida de 25 pontos base (pb) em Janeiro. A inflação subjacente atingiu 2,5% no primeiro mês do ano, superando a meta do banco central de 2,0%. A economia nipónica também registou um crescimento anualizada de 2,2% no 4.º trimestre de 2024, aquém das estimativas dos economistas de 2,8%. As expectativas do mercado apontam actualmente para um aumento das taxas de juro de 25 pb em Julho, seguida de uma pausa até ao final do ano.

boj2) Reserva Federal EUA

O banco central norte-americano também deverá manter as taxas de juro no intervalo 4,25-4,50%, após a inflação em Fevereiro ter desacelerado mais do que antecipado pelos economistas. Nesta reunião também serão reveladas as projecções económicas e o "dot plot". O mercado espera mais dois cortes de 25 pb nas taxas com um total de 70 pb de cortes previstos para este ano. O corte inicial de 25 pb nas taxas da Fed deverá ser na reunião em Junho.

fed-Mar-17-2025-02-44-00-1097-PM3) Banco de Inglaterra

Em Fevereiro, os membros do banco central reduziram as taxas de juro em 25 pb para 4,50% mas agora não devem mexer nas taxas de juro após a economia do Reino Unido ter contraído 0,1% no 4.º trimestre de 2024. O último relatório do IPC mostrou que a inflação global disparou para 3% em janeiro de 2,5%, a taxa mais alta desde março de 2024. A inflação subjacente também acelerou de 3,2% para 3,7% em termos homólogos. O mercado prevê agora uma descida de 25 pb em Junho e Novembro.rateFonte: Bloomberg, Reuters

Partilhar este artigo: