BCE corta novamente juros em 25 pontos base

feature-image

O Banco Central Europeu decidiu, pela quinta vez desde Junho, realizar um corte nas taxas de juro de 25 pontos base, em linha com a expectativa generalizada nos mercados. A taxa de juro de depósito situa-se agora nos 2,75%, após ter atingido um máximo de 4% entre Setembro de 2023 e Maio de 2024. 

A taxa de inflação homóloga na Zona Euro chegou a estar abaixo da meta de 2%, definida pelo BCE para o médio prazo, mas nos três últimos meses acelerou, situando-se em 2,4% em Dezembro. No entanto, o que aconteceu no último trimestre de 2024, já era esperado pelos membros do BCE e esteve em larga medida ligado a um efeito-base devido a um recuo muito forte dos preços da energia no ano passado.

Por isso, o foco do banco central passou agora do controlo da inflação para o crescimento da economia.

Hoje foi anunciado pelo Eurostat, que o Produto Interno Bruto da Zona Euro do quarto trimestre permaneceu inalterado em relação aos três meses anteriores, aquém das estimativas dos economistas de um crescimento de 0,1%. As duas maiores economias da Zona Euro, Alemanha e França, registaram uma contracção no quarto trimestre, enquanto a economia italiana estagnou. Se o crescimento do primeiro trimestre de 2025 também for negativo na Alemanha, a economia voltará a entrar em recessão.zonaeuro

Partilhar este artigo: