
Os Produtos Estruturados emitidos pelo Banco Invest foram distinguidos, pela sexta vez, com o prémio de Best Peformance Portugal, atribuído pela SRP, uma empresa integrante do grupo Derivia Intelligence, líder global no fornecimento de informação financeira relativa a produtos estruturados e derivados financeiros.
Os prémios Best Performance são atribuídos por mercado geográfico nacional, avaliando critérios como a inovação e rendibilidade dos produtos para os Investidores.
Este prémio tinha já sido atribuído ao Banco Invest em 2012, 2015, 2018, 2021 e 2022.
O Banco Invest possui uma larga experiência na emissão e gestão de produtos estruturados, em particular, sob o formato de Depósitos Estruturados.
O que são Depósitos Estruturados?
Os depósitos estruturados são depósitos a prazo cuja remuneração está associada, total ou parcialmente, à evolução de instrumentos financeiros ou de variáveis económicas ou financeiras relevantes, como, por exemplo, o preço de uma ação ou de um cabaz de ações, o valor de índices acionistas ou a cotação de taxas de câmbio.
A remuneração destes depósitos só é calculada no final do prazo do produto, depois de conhecida a evolução dos referidos instrumentos financeiros ou variáveis económicas ou financeiras a que estão associados.
Os depósitos estruturados oferecem um potencial de remuneração superior aos tradicionais depósitos a prazo, associado ao desempenho dos activos financeiros subjacentes, tipicamente acções cotadas nas principais bolsas mundiais.
Dada a sua exposição a outros activos financeiros, os depósitos estruturados não permitem a mobilização antecipada.
Igualmente importante, os depósitos estruturados oferecem, no vencimento, a segurança do capital garantido. Embora o capital aplicado esteja protegido, a remuneração é incerta e depende do desempenho dos activos financeiros subjacentes.
Porquê investir em Depósitos Estruturados?
Os depósitos estruturados são particularmente interessantes para Investidores que procuram exposição aos mercados financeiros, por exemplo, accionistas, com a segurança do capital garantido, no vencimento.
Estes depósitos constituem, pois, uma alternativa aos tradicionais depósitos a prazo, permitindo uma variedade muito grande de tipos de remuneração (payoffs), ajustáveis e diferentes condições de mercado ou perspectivas de investimento.
Principais payoffs
No Banco Invest, os principais payoffs mais utilizados nos depósitos estruturados comercializados são os seguintes:
Indicap: produto com capital garantido no vencimento e remuneração indexada a um ou mais activos financeiros subjacentes. No vencimento, a remuneração depende das rendibilidades de cada um dos activos financeiros subjacentes, individualmente sujeitas a um máximo (indicap). A remuneração mínima garantida pode ser igual ou superior a zero.
Figura 1 – Evolução da Remuneração do Dep. Estruturado (Indicap)
Fonte: Banco Invest. Apenas para efeito ilustrativo.
Exemplo: depósito estruturado com remuneração indexada a cinco acções. Na data de Observação Final, a remuneração será igual a 100% da média simples das rendibilidades das cinco acções, individualmente sujeitas a um máximo de 7,00%, com um mínimo de 2,50%.
Altiplano: produto com capital garantido no vencimento e remuneração variável, indexada ao desempenho dos activos financeiros subjacentes. Tipicamente, a remuneração do produto é crescente, em intervalos discretos, mediante a observação de determinadas condições.
Figura 2 – Evolução da Remuneração do Dep. Estruturado (Altiplano)
Fonte: Banco Invest. Apenas para efeito ilustrativo.
Exemplo: depósito estruturado com remuneração indexada a cinco acções. Na data de Observação Final, se a cotação de fecho de todas as acções for igual ou superior à registada na Data de Início, a remuneração será igual a 8,00%; se apenas 3 ou 4 acções cumprirem a referida condição, a remuneração será igual a 4,00%; se apenas 2 acções cumprirem a referida condição, a remuneração será igual a 2,00%; nas restantes situações, a remuneração será igual a 0,75%.
Autocallable: produto com capital garantido no vencimento e possibilidade de reembolso antecipado automático, em datas definidas, mediante verificação de uma ou várias condições, constantes no respectivo Documento de Informação Fundamental (DIF). A remuneração é variável, indexada a um ou mais activos financeiros subjacentes.
Figura 3 – Evolução da Remuneração do Dep. Estruturado (Autocallable)
Fonte: Banco Invest. Apenas para efeito ilustrativo.
Exemplo: depósito estruturado com remuneração indexada a cinco acções e com um prazo de 18 meses. No final do primeiro semestre (1ª Data de Observação), se as cotações das cinco acções forem iguais ou superiores à registada na Data Inicial, o produto termina e reembolsa automaticamente o capital acrescido de uma remuneração de 4,00%; caso contrário, continua. No final do segundo semestre (2ª Data de Observação), se as cotações das cinco acções forem iguais ou superiores à registada na Data Inicial, o produto termina e reembolsa automaticamente o capital acrescido de uma remuneração de 8,00%; caso contrário, continua. No vencimento do depósito estruturado, se as cotações das cinco acções forem iguais ou superiores à registada na Data Inicial, o produto reembolsa o capital acrescido de uma remuneração de 12,00%; caso contrário, a remuneração é igual a 2,50% sobre o capital aplicado.