
O mais recente inquérito do Bank of America, junto de 166 gestores de fundos globais com $400 mil mn de activos sob gestão, realizado entre 3 e 9 de Outubro, revelou que 54% dos inquiridos acredita que o mercado de inteligência artificial está numa bolha, uma reviravolta em relação ao mês passado, quando apenas 38% considerava essa possibilidade.
Para além disso, 60% dos investidores inquiridos acreditam que as acções globais estão sobrevalorizadas o que é um novo recorde histórico.
O sentimento dos investidores está mais bullish desde Fevereiro de 2025, um novo máximo de 8 meses.
As expectativas de recessão atingiram o nível mais baixo desde Fevereiro de 2022 com 69% dos gestores de fundos a preverem que uma recessão global é improvável. Em Abril de 2025, 42% dos inquiridos afirmaram que uma recessão mundial seria uma possibilidade.
As posições longas em ouro são as mais populares entre os gestores de fundos globais, seguido pelas posições longas nas Magníficas Sete e depois as posições curtas no dólar norte-americano.
Private equity foi considerado a mais provável causa de um evento de crédito para 57% dos gestores de fundos globais inquiridos pelo Bank of America.
As principais preocupações do mercado de crédito são: fraqueza dos consumidores (55%), bolha de activos (48%) e inflação (47%).
Os gestores de fundos reduziram a sua alocação em liquidez de 3,9% para 3,8%, o nível mais baixo desde Dezembro de 2024.
A alocação em commodities pelos inquiridos do BofA atingiu o seu nível mais elevado desde Março 2023 com 14% dos investidores overweight.
Fonte: Bank of America