
Sam Altman, CEO da OpenAI afirmou que o entusiasmo em torno da inteligência artificial pode estar a ganhar contornos de bolha financeira semelhante à bolha das Dot-Com que rebentou no início dos anos 2000. Contudo, ele não é o único preocupado. Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, Torsten Slok, economista-chefe da Apollo Global Management e Joe Tsai, co-fundador da Alibaba também têm alertado sobre o tema.
Quais são as diferenças entre a Era IA e as Dot-Coms?
As semelhanças entre as eras das Dot-Coms e da Inteligência Artificial, com novas tecnologias prometendo avultados ganhos em lucros e receitas, são óbvias mas a concentração das maiores acções é inédita porque a bolha da IA de hoje é muito maior do que a bolha da Internet.
As dez maiores empresas do índice S&P 500 estão ainda mais sobrevalorizadas do que no final da década de 1990. Elas mais do que duplicaram em 10 anos, com 2% das empresas do benchmark a representarem agora praticamente 40% do seu valor.
A história também sugere que nem todas as gigantes tecnológicas serão "magníficas" daqui a alguns anos. A única sobrevivente ao longo de 25 anos, que ainda está entre as 10 maiores empresas do índice S&P 500, é a Microsoft.
Os investidores passivos têm agora um problema porque investindo no índice S&P 500 já não estão a diversificar o risco.
Segundo o índice Herfindahl-Hirschman, que é um indicador para medir a concentração nos índices, o número de empresas necessárias para conseguir diversificar o índice S&P 500 já são inferior a 50.
Em conclusão, a bolsa norte-americana está demasiado concentrada. O índice S&P 500 Equal Weight é uma versão do índice S&P 500 que atribui um peso igual a todas as empresas, independentemente de sua capitalização de mercado enquanto o índice S&P 500 tradicional tem pesos baseados na capitalização. Neste momento, a rendibilidade do índice S&P 500 Equal-Weight comparado com o índice S&P 500 tradicional está em mínimos de 22 anos.
A Inteligência Artificial é sem dúvida a tecnologia mais importante dos últimos tempos mas é uma indústria marcada por investimentos de grande escala e projecções de crescimento mas também alvo de críticas e sinais de sobrevalorização.
Fonte: Bloomberg