
O índice S&P 500 e Nasdaq atingiram novos recordes máximos hoje, após as novas evidências de um mercado laboral robusto aliviarem receios de uma economia menos resiliente.
Em Junho, foram criados 147 mil empregos não agrícolas, face a 144 mil (revistos de 139 mil) em Maio, superando largamente os 100 mil estimados pelos economistas. A taxa de desemprego caiu inesperadamente para 4,10% em Junho, de 4,20% no mês anterior e abaixo dos 4,30% previstos.
O crescimento anual dos salários desacelerou para 3,70% em Junho de 3,80% (revisto de 3,90%) inferior aos 3,80% esperados, sinalizando uma menor pressão inflacionista.
O principal impulsionador do aumento do emprego foi o sector público a nível estadual, com 47 mil novos postos de trabalho, dos quais 40 mil na educação. Já no Governo federal, registou-se uma redução de sete mil funcionários.
Estes dados alteraram as probabilidades de cortes de juro por parte da Reserva Federal dos Estados Unidos. Os futuros dos Fed Funds indicam agora nenhum corte no final de Julho e a uma probabilidade de 69,7% em Setembro comparado com 91% antes dos dados serem revelados.
Fonte: Bloomberg