As bolsas norte-americanas estão a atingir novos recordes históricos todos os dias mas continuam atrás do resto do mundo.
Desde o início do ano, o benchmark de acções internacionais está a superar o índice S&P 500 pela maior margem desde 2009.
O índice MSCI All Country World ex USA, que inlcui acções de mercados desenvolvidas e emergentes, subiu cerca de 26% em dólares norte-americanos em 2025, mais do que o ganho de 15% do índice S&P 500 que foi o seu desempenho anual mais fraco desde 2022.

O índice Kospi da Coreia do Sul valorizou 64% este ano, o índice Nikkei 225 do Japão ganhou 24%, o índice DAX da Alemanha aumentou 22% e o índice FTSE 100 do Reino Unido subiu 18%.

O que mudou em 2025?
A depreciação do dólar foi o principal motivo que as acções internacionais superarem as norte-americanas. O índice do dólar caiu 6,3% este ano, pressionado pela preocupação com as tarifas de Trump, a independência do Reserva Federal e a crescente dívida do governo norte-americano. A fraqueza do dólar beneficia as empresas internacionais à medida que os lucros em países estrangeiros se traduzem em mais dólares.
Os analistas acreditam que as acções internacionais estão subvalorizadas em relação às acções norte-americanas. As empresas do índice S&P 500 negociaram 23 vezes o lucro projectado para os próximos 12 meses, de acordo com a FactSet. Em comparação, o índice Nikkei 225 do Japão foi negociado a 21 vezes e o índice Hang Seng de Hong Kong foi cerca de 12 vezes.

Os analistas esperam um crescimento de 11% nos lucros das empresas do S&P 500 no próximo ano, a melhor taxa de crescimento desde o início da recuperação da pandemia em 2021, de acordo com a FactSet. As expectativas de taxas de juros mais baixas e cortes de impostos também devem reforçar os cofres das empresas e manter o funcionamento da economia. Para além disso, os EUA continuam à frente do resto do mundo na corrida pela Inteligência Artificial.
A questão agora é: quer subestimar o principal impulsionador da inovação, crescimento e margens de lucro?
Fonte: Wall Street Journal