
O preço do cobre em Londres já negoceia acima de dez mil dólares, atingindo máximos de cinco meses com a crescente procura e a ameaça de tarifas por parte dos Estados Unidos a impulsionaram as compras.
Segundo o Financial Times, várias trading houses como a Mercuria, Trafigura e o hedge fund Frontier Commodities esperam que o preço do cobre no London Metal Exchange ultrapasse os doze mil dólares ainda este ano.
O presidente norte-americano, Donald Trump, avançou em Fevereiro com uma investigação sobre “a ameaça à segurança nacional devido às importações de cobre”, o que poderia resultar na imposição de um imposto de 25%, já introduzido sobre todas as importações de alumínio e aço. Segundo Trump, o "dumping" e o excesso de capacidade nos mercados mundiais impactam a produção doméstica de cobre nos EUA.
Em 2024, os EUA exportaram 11,3 mil milhões de dólares e importaram 9,6 mil milhões, dependendo significativamente de importações de cobre, principalmente do Chile, que representa 38% do total.
Fonte: Bloomberg