Hoje pelas 21h20, os resultados da Nvidia poderão determinar se as dúvidas dos investidores sobre o sector da Inteligência Artificial (IA) são justificadas ou não.
A Nvidia tem sido o principal motor do rally em Wall Street, com as suas acções dispararem quase 1.000% desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022. A tecnológica tem um peso de 8% no índice S&P 500 e 14% no índice Nasdaq 100, daí que não seja contestada a afirmação de que é actualmente a cotada mais importante do mundo.
Desde o início de 2025, as acções da Nvidia acumulam um ganho de quase 35%, duplicando o retorno do índice tecnológico Nasdaq este ano. Contudo, as acções da empresa desvalorizaram mais de 12%, desde que atingiram o pico há quatro semanas quando atingiu uma capitalização bolsista de $5 biliões de dólares. Por isso, a interpretação dos resultados será crucial para os mercados financeiros.
Os analistas esperam que a empresa apresente um crescimento de mais de 50%, tanto no resultado líquido como nas receitas do terceiro trimestre fiscal.
O motivo é bastante simples. Microsoft, Amazon.com, Alphabet e Meta Platforms que, em conjunto, representam mais de 40% das vendas da Nvidia, deverão aumentar os seus gastos combinados com IA em 34% nos próximos 12 meses, atingindo os 440 mil milhões de dólares. O risco é que estes números se tornem pouco fiáveis, se as grandes empresas que investem em IA, tiverem de reduzir os seus compromissos mas enquanto se mantenham fiéis aos seus objectivos, a Nvidia deverá beneficiar.
Previsões para o 3.º Trimestre do ano fiscal de 2026 (entre Agosto e Outubro)
➡️ EPS: $1,25
➡️ Receitas: $55,19 mil mn
Contudo, os analistas esperam uma desaceleração no crescimento das vendas da Nvidia nos próximos anos. A empresa deve registar um aumento de 59% na receita no seu ano fiscal de 2026, que termina em Janeiro, seguido por 41% no ano fiscal de 2027 e 22% no ano fiscal de 2028.
A Nvidia negoceia a cerca de 29 vezes os lucros futuros, muito abaixo da sua média de 10 anos de 35 e com um pequeno prémio. para o múltiplo do Nasdaq 100 de aproximadamente 26.
Em termos dos próprios resultados, os investidores estarão atentos aos seguintes números:
➡️ Linha Blackwell da Nvidia que deverá impulsionar a próxima fase de crescimento da empresa;
➡️ Expansão das margens, especialmente para os data centers, a unidade que representou quase 90% das suas receitas no segundo trimestre;
➡️ A exposição à China e os controlos de exportação.
As opções da Nvidia estão a posicionarem-se para oscilações de 6,94% no preço da acção, no sentido positivo ou negativo, após a divulgação dos resultados hoje.
Esta seguinte tabela mostra as variações do preço das acções nas apresentações de contas nos trimestres anteriores.

Para conseguir esvaziar a bolha e recolocar o mercado numa trajectória altista sustentável, a Nvidia terá de fornecer indicações ainda mais optimistas para a evolução do seu negócio e para a procura dos seus chips para Inteligência Artificial.
Hoje será um momento crítico para a Nvidia e para todo o mercado de acções, que tem no boom da Inteligência Artificial um dos seus pilares fundamentais.
Fonte: Bloomberg