Confiança empresarial Ifo sugere que economia alemã continua estagnada

feature-image

Os empresários na Alemanha continuam menos confiantes em relação aos negócios actuais mas as expectativas melhoraram em Fevereiro, com a possível introdução de mais estímulos fiscais pelo novo governo alemão, após as eleições que foram realizadas no Domingo.

O Instituto Ifo revelou hoje que o índice do clima empresarial manteve-se inalterado nos 85,2 em Fevereiro, após ter sido revisto de 85,1 no mês anterior mas aquém dos 85,8 estimados pelos economistas.

A componente de condições actuais desceu de 86,0 (revisto de 86,1) em Janeiro para 85, abaixo dos 86,3 previstos pelos economistas. Contudo, a componente das expectativas melhorou para 85,4 em Fevereiro, de 84,3 (revisto de 84,2) no mês anterior, superando os 85,0 estimados pelos economistas.

A economia alemã contraiu-se pelo segundo ano consecutivo em 2024 com os economistas prevendo um crescimento fraco neste ano. O Bundesbank prevê apenas 0,2% de crescimento em 2025, de acordo com suas últimas previsões. A leitura do índice Ifo sugere que a economia continua estagnada, não oferecendo nenhum impulso ao novo governo.

IFOFonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: