O mais recente inquérito do Bank of America intitulado Greedland, junto de 196 gestores de fundos globais com $575 mil mn de activos sob gestão, realizado entre 9 e 15 de Janeiro, revelou que o sentimento dos inquiridos está no nível mais bullish desde Julho 2021.

O optimismo dos investidores não derruba os mercados financeiros mas torna as acções mais vulneráveis a decepções. Desde 2018 que nunca se verificou tantos gestores de fundos sem protecção contra uma queda forte nas bolsas nos próximos três meses. 
Para além disso, o nível de liquidez dos gestores de fundos inquiridos desceu para 3,2%, atingindo mínimos recorde.
Segundo o inquérito do Bank of America, o conflito geopolítico é visto como o principal risco extremo pelos gestores de fundos pela primeira vez desde Outubro de 2024, com o potencial bolha IA em segundo lugar.
As posições longas em ouro são as mais populares entre os gestores de fundos inquiridos.
38% dos inquiridos espera uma economia mais forte enquanto os receios de recessão caíram para o nível mais baixo desde Janeiro de 2022 (9%) e um cenário económico sem recuperação ("no landing") tornou-se a base para os investidores para 49% dos gestores de fundos pela primeira vez nos últimos três anos.
Fonte: Bank of America