
Hoje pelas 19h00, a Reserva Federal dos Estados Unidos anuncia a sua decisão sobre as taxas de juro directoras. O banco central deverá manter as taxas entre 4,25% e 4,50%, pela terceira reunião de política monetária desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, apesar das exigências do Presidente norte-americano para que as corte. Por outro lado, Trump também já completou cerca de um terço do seu próprio período de suspensão tarifária "recíproca" de 90 dias.
O mercado não espera que a Reserva Federal desça as taxas de juro antes de 8 de Julho quando a suspensão tarifária de 90 dias termina. Jerome Powell deverá continuar paciente para ver como as tarifas e outras políticas económicas do governo de Donald Trump se desenrolam, antes de fazer qualquer alteração nas taxas de juros. A conferência de imprensa está marcada para as 19h30.
A maioria dos bancos centrais têm adiado os corte de taxas de juro em Abril. Apenas dois de cinco bancos centrais das moedas mais negociadas desceu as suas taxas de juro no mês passado. O Banco Central Europeu e o Banco Central da Nova Zelândia cortaram em 50 pontos base as taxas de juro directoras.
Fonte: Bloomberg, Reuters