
As acções europeias assumiram a liderança em 2025, superando as norte-americanas, graças à política monetária errática dos Estados Unidos e à mudança fiscal na Alemanha mas as bolsas norte-americanas estão a recuperar.
O índice europeu STOXX 600 valorizou 6,60%, desde o início do ano até o fecho de Sexta-feira, em comparação com 6,76% do índice S&P 500. Em Março, o benchmark europeu estava 10 pontos percentuais à frente do norte-americano, levando os optimistas europeus a pensar que este poderia ser o momento deles, após anos de mercados europeus com desempenho inferior ao de Wall Street.
Nos Estados Unidos, o sector tecnológico, que representa um terço do índice S&P 500, valorizou 24% desde o início de Abril. A Nvidia, que é novamente a maior empresa do mundo, em termos de capitalização bolsista, ganhou 45%.
As avaliações das empresas do índice S&P 500 são muito mais elevadas do que as do índice Stoxx 600 mas existem algumas empresas europeias que estão a negociar em níveis extremos.
O sector da defesa é um exemplo, que valorizou 49% em 2025 enquanto os bancos ganharam 29,8%.
No entanto, as previsões de um desempenho superior europeu ainda se confirmam em relação às moedas. O euro apreciou 14% em relação ao dólar desde o início de 2025, que é o nível mais elevado em quase quatro anos e o melhor semestre de sempre.
Fonte: Reuters