
Hoje é um dos dias mais aguardados pelos investidores porque a Reserva Federal EUA deverá anunciar, pelas 19 horas de Lisboa, uma descida das taxas de juro directoras em 25 pontos base (pb), para o intervalo 4,00%-4,25%.
Segundo os futuros da CME, a probabilidade de um corte das taxas de 25 pb é de 100% e em relação a uma descida de 50 pb é de 6,8%.
A última vez que a Fed cortou as taxas de juro foi há nove meses. Apenas em 2001-2002 é que o banco central esperou tanto tempo, antes de descer as taxas de juro. Nessa altura, o índice S&P 500 encontrava-se em mínimos de um bear market com a inflação abaixo da meta da Fed. O corte de hoje será muito negativo para as taxas reais no longo prazo.
Contudo, esta reunião de política monetária do banco central norte-americano será menos convencional do que habitual porque independência da Fed como autoridade monetária está a ser cada vez mais ameaçada.
Lisa Cook permaneceu no Conselho da Fed, apesar das tentativas de Trump para a afastar, enquanto Stephen Miran, assessor económico do governo, incorporou-se como membro, já a partir desta reunião e até Janeiro de 2026, para completar o que faltava do mandato de Adriana Kugler que renunciado inesperadamente ao cargo de governadora.
A questão fundamental não é tanto, o que a Fed fará hoje, mas até onde continuará a descer as taxas de juros em 2026, principalmente a partir de Maio, quando Powell deixar de ser Presidente do banco central, para ser substituído por alguém mais favorável à redução das taxas de juros escolhido pelo Trump.
O mercado de swaps prevê um corte de 70 pontos base nas taxas de juro pela Fed até Dezembro de 2025.
Hoje também serão reveladas as projecções económicas da Fed mas não são esperadas alterações significativas, de acordo com o Goldman Sachs.
Estes são os cenários previstos pelo JP Morgan para o índice S&P 500 após o anúncio da Fed:
➡️ Fed Aumenta (Probabilidade de 1%): S&P 500 cai entre -2% e -4%
➡️ Fed Pausa (Probabilidade de 4%): S&P 500 cai entre -1% e -2%
➡️ Fed Hawkish - Corte de 25 pb (Probabilidade de 40%): S&P 500 desce entre 0% e -0,5%
➡️ Fed Dovish - Corte de 25 pb (Probabilidade de 47,5%): S&P 500 valoriza +0,5%
➡️ Fed corta 50 pb (Probabilidade de 7,5%): S&P 500 varia entre -1,5% e +1,5%
Estes são os activos mais favorecidos após o primeiro corte das taxas de juro pela Fed:
Fonte: Bloomberg, Goldman Sachs, JP Morgan