Dogs of the Dow é uma das estratégias de investimento mais simples de implementar e consistente do mercado norte-americano. O conceito foi formalizado há mais de três décadas e, desde então, atraiu tanto investidores de retalho quanto institucionais, interessados em rendimentos de dividendos e uma menor exposição a acções de volatilidade.
O que é a estratégia Dogs of the Dow?
Dogs of the Dow foi publicada por Michael B. O'Higgins em 1991. Ela consiste em seleccionar, no final de cada ano, as 10 acções do índice Dow Jones Industrial Average que oferecem o maior dividend yield. O investidor compra essas acções em partes iguais e mantém-as durante um ano inteiro, vendendo-as no final do ano para repetir o processo com a nova lista.
O termo Dogs (cães, em inglês) refere-se a acções que, por terem preços relativamente baixos, em comparação com os seus dividendos, podem estar subvalorizadas.
Durante um longo período de tempo, as acções com dividend yields mais elevados podem oferecer retornos aos investidores que poderão até superar os ganhos do mercado de acções em geral, ou outras classes de activos, como as obrigações.
Dogs of the Dow para 2026
Estas são as 10 acções do índice Dow Jones para este ano.

Como correu a estratégia em 2025?
Em 2025, o grupo Dogs of the Dow registou um ano muito forte, com um retorno total (incluindo dividendos) de 18,89% e superando a subida de 14,92% do índice Dow Jones Industrial Average no mesmo período.
A estratégia Dogs of the Dow costuma brilhar em mercados difíceis, como em 2008 ou 2022, protegendo o capital dos investidores muito melhor do que o mercado em geral, ao manter empresas blue-chip. Esta estratégia é uma excelente escolha para os Baby Boomers que procuram segurança e rendimento passivo.
A inteligência artificial impulsionou as acções e índices para recordes históricos, e apesar de continuar a ser uma força em 2026, a realidade é que o mercado de acções, medido pelo índice S&P 500, está sobrevalorizado. Para além disso, os investidores podem esperar uma volatilidade aumentada com as eleições intercalares este ano.
Em suma, os Dogs of the Dow podem ser a aposta perfeita para 2026.
Fonte: Forbes