Energias Renováveis, a melhor aposta para o boom da procura energética

feature-image
 
Esqueça as grandes petrolíferas ⛽

Num contexto de boom global de procura por energia, as acções de empresas de energias renováveis ​​na Europa estão vencendo por uma ampla margem, sustentadas pelas despesas incessantes e as menores avaliações.

Um cabaz de acções de energia limpa europeias da Goldman Sachs subiu mais de 40% este ano, o que representa mais de quatro vezes o avanço das acções de petróleo e gás da região, o que muitos esperavam que fossem as grandes vencedoras sob a agenda drill baby drill do presidente Donald Trump.

oil-3

As acções da Siemens Energy, SMA Solar, Nordex e Solaria, por exemplo, mais do que dobraram de valor este ano, em comparação com a queda de 13% no preço do petróleo Brent, já que o apelo de Trump para que os produtores norte-americanos aumentassem a perfuração contribuiu para um excesso de oferta.

Em contrapartida, países, como a Alemanha e a China, investiram milhares de milhões em infraestruturas para a transição energética. As energias renováveis ​​não apenas se tornaram a opção preferida para alimentar data centers na Europa, mas as taxas de juros mais baixas também melhoraram as perspectivas para essas acções, geralmente altamente endividadas.

Este ano, as estimativas de lucros futuros para as empresa de energias renováveis ​​europeias dispararam 32%, em comparação com uma contracção de 19% para as grandes empresas petrolíferas europeias.

2-Dec-11-2025-01-45-17-3682-PMAs avaliações de empresas de energias renováveis a nível mundial permanecem perto da zona inferior do intervalo de cinco anos e são negociadas com um desconto de aproximadamente 40% em relação às acções de crescimento globais, deixando espaço para uma reavaliação adicional.

3-Dec-11-2025-01-48-32-2083-PMDe acordo com os analistas do UBS, as empresas de energias renováveis ​​europeias estão posicionadas para uma valorização plurianual, impulsionadas pelas despesas de capital superiores a €2 biliões em investimentos e o aumento da procura de energia.

A EDP e a Solaria são as empresas destacadas pelo UBS devido às suas fortes perspectivas de crescimento:

➡️ EDP beneficia de um outlook robusto nos Estados Unidos e da disciplina de rotação de activos;

➡️ Solaria destaca-se pela sua vantagem de pioneirismo em baterias.

Fonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: