
A Europa tem registado um crescimento impressionante na produção de energia solar e eólica. Este Verão, foram batidos recordes de produção de energia solar e novos aerogeradores estão a ser instalados.
Em 2024, as energias renováveis foram a principal fonte de electricidade na União Europeia, representando 47,3 % de toda a produção de electricidade.
As energias renováveis geraram 1,31 milhões de gigawatts-hora (GWh), o que representa um aumento de 7,7 % em relação a 2023. Em contrapartida, a electricidade produzida a partir de combustíveis fósseis diminuiu 7,2% em relação ao ano anterior, contribuindo com 0,81 milhões de GWh, ou 29,2% da produção total de electricidade. As centrais nucleares produziram 0,65 milhões de GWh, ou seja, 23,4 % da produção de electricidade da UE, o que reflecte um aumento de 4,8 % da produção em comparação com 2023.
No entanto, apesar deste progresso das energias renováveis, a dependência de alguns países em relação às energias renováveis ainda é mínima. Por exemplo na Albânia e a Noruega, as renováveis representam quase 100% da produção de energias renováveis enquanto Kosovo e República Checa ainda dependem fortemente de combustíveis fósseis.
O sentimento em relação à indústria das energias renováveis tem melhorado nos últimos dois meses após o pessimismo dos últimos dois anos.
O índice de energias renováveis do Goldman Sachs recuperou fortemente desde Abril, após os investidores terem digerido a cruzada da administração Trump contra as energia renováveis e o choque das tarifas.
Para já, as acções de empresas de energia renováveis, com uma maior presença na Europa, como por exemplo, a Nordex e Siemens Energy, têm superado as empresas mais focadas nos Estados Unidos, tal como a Orsted, Vestas e Equinor.
A exposição ao Estados Unidos tem tido um forte impacto em algumas empresas europeias de energias renováveis comparado com as restantes. Por conseguinte, verificou-se uma overperformance das empresas de energias renováveis com uma maior exposição na Europa face àquelas com uma elevada presença nos Estados Unidos.
As estimativas dos analisyas para os resultados das empresas apontam para uma overperformance das empresa de energias renováveis. O aumento do uso de Inteligência Artificial exigirá uma grande construção de data centers e aumentará muito o consumo de electricidade. As energias renováveis podem fornecer grande parte da energia necessária.
Fonte: Bloomberg, Capital Visualist, Eurostat