
A apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2025 começa amanhã nos Estados Unidos. Os analistas esperam uma subida de 7% do lucro por acção das empresas do índice S&P 500, o que seria o sétimo trimestre consecutivo de crescimento.
O sector financeiro será o foco do mercado nas próximas duas semanas, já que quase 60% das empresas do índice S&P 500 que divulgam os seus resultados do primeiro trimestre deste período fazem parte deste sector, incluindo American Express, Bank of America, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Travelers Companies e Wells Fargo. A previsão é de que o sector financeiro registe a quinta maior taxa de crescimento anual dos lucros entre todos os onze sectores no primeiro trimestre, com uma subida prevista de 2,3%.
Os seguintes bancos norte-americanos dão o pontapé de saída na Sexta-feira, antes da abertura do mercado norte-americano:
O pico da época de resultados do primeiro trimestre a nível mundial ocorre na semana entre 4 a 10 de Maio.
Este é o calendário previsto para as primeiras três semanas:
As empresas fornecerão projecções nesta época de resultados?
Os resultados do primeiro trimestre são retrospectivos e o que os investidores realmente querem saber é o que se espera para o crescimento futuro das empresas. Contudo, o nível de incerteza que as empresas enfrentam remonta à pandemia de COVID-19, quando várias empresas se abstiveram de divulgar projecções durante as teleconferências de resultados do primeiro trimestre de 2020. Neste época de resultados, as empresas norte-americanas provavelmente terão dificuldade em avançar com "guidance" trimestral e anual preciso, já que a política comercial nos Estados Unidos continua incerta.
Fonte: Wall Street Horizon