A aplicação de tarifas, por parte dos Estados Unidos, levou à maior queda das bolsas mundiais em 3 dias consecutivos desde 2020. Por conseguinte, as expectativas dos investidores em relação ao crescimento da economia global para este ano arrefeceram. Por norma, as bolsas tendem a antecipar entre seis e doze meses a evolução da economia.
No desporto, tal como no investimento, uma estratégia vencedora requer uma combinação de ataque e defesa.
A defesa, envolve manter uma carteira que sustente as diferentes fases do ciclo de mercado. A incerteza do mercado de acções e eventos inesperados são inevitáveis, logo será fundamental estar sempre pronto para jogar à defesa.
O ataque, por outro lado, envolve aproveitar as oportunidades de mercado que surgem. A ironia é que, embora os períodos de incerteza do mercado possam ser desagradáveis, eles também representam os momentos em que os preços e as avaliações dos activos são mais atractivos.
Dois dos princípios de investimento são a diversificação e a perspectiva de longo prazo.
O gráfico abaixo da Clearnomics, revela que em períodos de apenas um ano, o mercado de acções pode variar significativamente, de 60% em 1983 para -41% durante a Crise Financeira Global. A diversificação reduz os retornos máximos dos investidores mas também diminui o risco, como no caso de uma carteira que consiste em 60% de acções e 40% de obrigações. Desde o início de 2025, o índice S&P 500 desvalorizou 13% mas com uma carteira 60/40, a queda seria de apenas 5%.
As avaliações das acções estão mais atraentes actualmente após vários anos de elevados retornos mas embora ainda não esteja claro se os lucros das empresas estabilizarão após a contabilização das tarifas, O rácio "Price-to-Earnings" do índice S&P 500 desceu para 20,7x mas excluindo as acções FAANG, o múltiplo está mais próximo de 17x.
O ataque e a defesa são importantes em tempos de incerteza dos mercados financeiros.
Estas estratégias podem ajudam os investidores a gerir o seu risco, ao mesmo tempo em que permitem aproveitar as oportunidades atraentes que podem surgir dos períodos de curto prazo de medo do mercado.
Fonte: Clearnomics