Era o melhor dos tempos, era o pior dos tempos, era a idade da sabedoria, era a idade da insensatez, era a época da crença, era a época da descrença, era a estação da Luz, era a estação das Trevas, era a primavera da esperança, era o inverno do desespero.
Charles Dickens - Um Conto de Duas Cidades
Sabia que a economia norte-americana estaria em contracção se excluíssemos a Inteligência Artificial?
Os gastos com IA contribuíram com cerca de 1 ponto percentual para o crescimento de 1,6% do PIB dos EUA registado no primeiro semestre de 2025. Isso significa que cerca de 63% do crescimento económico veio de investimentos em IA, a maior percentagem de sempre.
Pela primeira vez na história, as acções das "Sete Magníficas" valem mais de 20 biliões de dólares e representam aproximadamente 35% do índice S&P 500. Nem mesmo a bolha da internet em 2000 viu uma concentração tão elevada como esta.
Para os investidores tem sido proveitoso porque a capitalização bolsista das empresas do índice S&P 500 somaram mais de 18 biliões de dólares desde o mínimo atingido em Abril de 2025. Na semana passada, a Nvidia até tornou-se a primeira empresa a superar o marco de 5 biliões de dólares.
Mais de metade dos ganhos do índice S&P 500 desde 2023 são provenientes de apenas sete empresas.

No terceiro trimestre de 2025, Microsoft, Google, Amazon e Meta gastaram 112 mil milhões em despesas de capital. Esses gastos literalmente dobraram desde o 1º trimestre de 2024 e triplicaram desde o 2º trimestre de 2023.
Para além disso, estes gastos com IA não vão ficar por aqui:
➡️Amazon: Aumentou a sua previsão de CapEx em 2025 para 125 mil milhões de dólares e prevê que os gastos aumentarão ainda mais em 2026.
➡️Alphabet: Espera que o CapEx do ano inteiro atinja entre 91 a 93 mil milhões de dólares.
➡️ Meta: Prevê gastar entre 70 a 72 mil milhões de dólares e espera que os gastos "cresçam notavelmente em 2026".
➡️ Microsoft: Registou um aumento de 45% no ano passado e vê a aceleração continuando no ano fiscal de 2026, sugerindo que os gastos podem atingir pelo menos US$ 94 mil milhões de dólares.
Em suma, são mais de 380 mil milhões de dólares em CapEx de apenas quatro empresas somente em 2025.
As seis empresas que mais gastam em IA deverão atingir um data center capex entre $591 mil mn/$700 mil mn entre 2026/27.

A verdadeira história é que existem duas economias completamente diferentes funcionando em paralelo nos Estados Unidos, e elas estão divergindo tão rapidamente, que qualquer dia, deixará de parecer o mesmo país.
Aqui está um facto divertido que deve aterrorizá-lo: o CEO da Kraft Heinz acabou de dizer que a empresa está a sofrer de "um dos piores sentimentos do consumidor em décadas".

A Chipotle também alertou para a sua terceira revisão em baixa dos seus lucros em menos de um ano. O principal cliente da empresa, pessoas que ganham menos de $100.000, com idades entre 25 e 34 anos, simplesmente deixaram de aparecer.
As acções de inteligência artificial estão superar as acções de consumo em 20% nos últimos 60 dias.
A época de resultados confirmou que as acções de consumo estão mesmo a sofrer com os consumidores norte-americanos, tais como, Starbucks, Chipotle, Wendy's e Sweetgreen com quedas fortes desde o início do ano.

A Kraft Heinz e General Mills, por exemplo, já estão em "bear market" com quedas superiores a 20%.
A IA também já começa a afectar os norte-americanos que procuram empregos de nível básico. A taxa de desemprego dos EUA para jovens com licenciatura entre 20 a 24 anos foi em média de 8,1% nos últimos 3 meses, a mais elevada em 4 anos.

Em 2024 também foram apreendidos 1,73 milhões de veículos devido a pagamentos em falta, um aumento de +16% em termos homólogos e +43% face a 2022.
Em conclusão, a dicotomia da economia norte-americana está a tornar-se cada vez mais evidente.
Por um lado, a onda de Inteligência Artificial está transformando o capitalismo enquanto os consumidores norte-americanos estão a cortar cada vez mais nas suas despesas.
Fonte: Bloomberg, BofA, Census Bureau, Chipotle, Kobeissi Letter, Kraft Heinz, MacroMicro, Morgan Stanley