
A época de resultados do segundo trimestre das empresas europeias arranca na próxima semana. Os pesos-pesados que revelam as suas contas trimestrais são: ASML (dia 16), Novartis, Volvo, Nordea Bank (dia 17) e SAAB (dia 18). Até o final de Julho, cerca de dois terços das empresas terão divulgado os seus resultados trimestrais.
Os analistas do LSEG esperam uma queda dos lucros das empresas do índice STOXX 600 de 0,2% no 2.º trimestre, de 2,2% nos três meses anteriores.
Um dos factores a pesar nos resultados será a apreciação forte do euro, que poderá tornar o segundo trimestre o mais fraco, em termos de lucros, dos últimos cinco trimestres.
Estas são as principais conclusões dos analistas do Bank of America:
📌Lucros em queda: O consenso prevê que o lucro por acção do índice STOXX 600 diminua 0,2% em relação ao ano passado, a leitura mais fraca em cinco trimestres, impactado pela queda nas vendas e pelos efeitos cambiais adversos.
📌Sectores em dificuldades: Energia e bens de consumo discricionários deverão ser os principais factores de impacto nos lucros, enquanto o sector financeiro deverá ter uma época de resultados mais tranquila.
📌Descidas nos EPS nos próximos meses: Os dados macroeconómicos positivos possam sugerir alguns resultados a superaram a média dos analistas mas o euro forte provavelmente os reduzirá.
Fonte: LSEG, MarketScreener, Reuters