Exportações chinesas superam expectativas antes das tarifas de Trump

Em Março, as exportações da China cresceram 12,4%, em termos homólogos, comparado com a queda de 3% no mês anterior. Esta foi a maior subida dos últimos cinco meses e superou os 4,6% previstos pelos economistas devido ao aumento das encomendas, antes da entrada em vigor das tarifas impostas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

china-Apr-14-2025-09-08-13-7040-AMNo entanto, as importações da segunda maior economia do mundo desceram 4,3%, em termos homólogos, de 1,5% em Fevereiro, mais do que a descida estimada de 2,1%.

O excedente comercial chinês diminuiu ligeiramente, de $104,8 mil milhões em Dezembro para $102,6 mil milhões em Março, mas superando largamente os $74,30 mil milhões previstos pelos economistas.

china3-1

Entre os parceiros comerciais, as exportações aumentaram para os Estados Unidos (4,5%), Japão (2,8%), Hong Kong (8,3%), Índia (13,8%), Reino Unido (6,2%), União Europeia (3,7%) e ASEAN (8,1%), enquanto caíram para a Rússia (-6,3%), Coreia do Sul (-1,7%) e Austrália (-4,6%).

china2

O Presidente chinês, Xi Jinping vai agora deslocar-se ao Vietname, Malásia e Camboja, onde se reunirá com os seus homólogos, para reforçar as relações comerciais do seu país e tentar reforçar a confiança na China como um parceiro de confiança, ao contrário dos Estados Unidos, que lançaram uma ofensiva comercial global.

Na Sexta-feira, Donald Trump deu indicações de que estaria disponível para isentar as tarifas mais elevadas para componentes necessários para a produção de telemóveis na China. No entanto, ontem, o presidente norte-americano decidiu esclarecer que, apesar de haver “flexibilidade”, também esse tipo de bens será alvo de tarifas.

 

Fonte: Bloomberg

 

Partilhar este artigo: