Febre do Ouro continua mas vai depender agora da procura pelos ETFs

feature-image

Durante séculos, o ouro tem sido o activo de refúgio em tempos de incerteza política e económica. A corrida do ouro agora tem sido principalmente devido à guerra comercial do presidente Donald Trump, aos níveis recordes da dívida norte-americana e à crescente invasão da independência da Reserva Federal EUA.

Hoje o ouro voltou a quebrar um novo máximo histórico de $3.659,10, impulsionado pela expectativa de que a Fed deverá descer as taxas de juro já na reunião da próxima semana.  O metal precioso já soma quase 40% de ganhos em 2025.

ouro-Sep-09-2025-10-44-28-4876-AM

No entanto, nem todos os investidores são fãs deste metal precioso. Warren Buffett, conhecido como o “Oráculo de Ohama”, referiu aos accionistas da Berkshire Hathaway na sua carta em 2011, que o ouro tem duas grandes falhas: não é muito útil nem procriador. É certo que o ouro tem alguma utilidade industrial e decorativa, mas a procura para estes fins é limitada e incapaz de absorver a nova produção. 


Se tivermos uma onça de ouro durante uma eternidade, continuaremos a possuir uma onça no final. 

Warren Buffett

Segundo Buffett, o ouro é um activo especulativo, cujo valor depende da crença de que alguém pagará mais por ele no futuro, sem contribuir para a criação de riqueza real. Buffett prefere investir em negócios que geram valor ao longo do tempo, por isso, não encaixa na sua estratégia de investimento.

Ouro já é o segundo activo com maior peso nas reservas dos bancos centrais

O metal dourado superou o euro nas reservas, impulsionado pelos reforços por parte dos bancos centrais e pela escalada dos preços para sucessivos máximos históricos. Segundo os cálculos do Banco Central Europeu, os bancos centrais aumentaram as suas reservas em ouro para mais de 1.000 toneladas, duplicando o nível registado na década anterior. 

cb

Participação em ETFs de Ouro atingiu o maior nível desde Junho de 2023


Embora os bancos centrais têm sido forte compradores de ouro, a procura renovada dos investidores pelos ETFs poderá impulsionar os preços do ouro ainda mais. 

etfs-2Desde o início do ano, o total investido em ETFs de ouro já regressou ao níveis verificados em Junho de 2023, especialmente após as declarações de Powell em Jackson Hole. A participação em ETFs ainda está abaixo dos picos anteriores, sinalizando uma potencial subida caso verifica-se estagflação nos Estados Unidos.

etf2Fonte: Bloomberg

Partilhar este artigo: