Fed previsto continuar em modo pausa após 150 dias de Trump

feature-image

Esta semana, oito bancos centrais, de países que representam dois quintos da economia global, deverão manter as suas taxas de juros directoras inalteradas. Apenas os bancos centrais da Suécia e da Suíça são previstos reduzirem as suas taxas de juro em 25 pontos base cada.

bcEstes são os bancos centrais, responsáveis ​​por seis das 10 moedas mais negociadas do mundo, que anunciam as suas decisões esta semana:

bancosO banco central dos Estados Unidos continua a ser "excepcional", no que toca às taxas de juro, com o diferencial cada vez mais largo em relação aos restantes bancos centrais.

bc1Outra forma de comparar as taxas directoras dos bancos centrais é calcular a taxa de juros real, utilizando a seguinte fórmula simples:

Taxa de juro real = Taxa de juros nominal - Taxa de Inflação Core
centralbanksO Riksbank e a Reserva Federal dos Estados Unidos destacam-se entre os bancos centrais mundiais devido às suas taxas de juro reais mais elevadas. Por outro lado, o Banco do Japão apresenta uma taxa de juro real de -3%.

centralbanks2

Banco do Japão

Esta semana, o primeiro banco central a divulgar a sua decisão na madrugada de Terça-feira, dia 17 será o Banco do Japão. Os economistas não esperam alterações à taxa de juro directora de 0,50% mas aguardam o anúncio de cortes nas compras de obrigações pelo banco central japonês. Cerca de 40% dos economistas esperam uma redução nas aquisições de obrigações soberanas pelo banco central, no montante de 200 mil milhões de ienes a partir do 2.º trimestre de 2026.boj-1

Reserva Federal dos Estados Unidos

Os economistas não esperam alterações às taxas de juro directoras (4,25%-4,50%), na reunião de dois dias que termina na Quarta-feira, que também é a véspera do 150º dia de Trump no poder.

O centro das atenções dos investidores vai para as projecções macroeconómicas e o "dot plot" dos membros da Fed. De acordo com as estimativas da Bloomberg, é esperado apenas um corte de 25 pontos base nas taxas de juro este ano.

dot plotPor outro lado, o mercado espera descidas de 50 pontos base pela Fed nas taxas de juro directoras em 2025.

fed-Jun-16-2025-09-38-31-8741-AM

Banco de Inglaterra

A maioria dos economistas não espera alterações à taxa de juro de 4,25% na reunião do Banco de Inglaterra no dia 19 de Junho. Desde o último encontro do banco central, a economia do Reino Unido abrandou e a inflação acelerou com a subida dos preços de energia.

boeFonte: Bloomberg, Spectra Markets

Partilhar este artigo: