França sob a guilhotina das yields

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Para onde caminham as yields da dívida francesa? A resposta poderá estar no dia 8 de Setembro e seguintes meses.

Em Junho de 2024, Macron dissolve a Assembleia Nacional após a derrota da sua coligação nas eleições europeias. Convoca de imediato eleições legislativas que resultam num parlamento sem maioria absoluta. Em Dezembro de 2024 cai o governo após uma moção de censura e consequente downgrade do rating de crédito pela Moody’s para Aa3 (entre Março e Maio de 2025 viu ser mantido o seu rating em AA- com Outlook negativo por ambas Fitch e S&P).

Segue-se a nomeação de François Bayrou como novo primeiro-ministro que, no passado dia 25 de Agosto, vem anunciar um voto de confiança ao seu Governo, no próximo dia 8 de Setembro, face à dificuldade em implementar o seu plano de corte em 43,8 mil milhões de euros no orçamento de 2026, por via de aumentos de impostos e cortes nas despesas. De acordo com a imprensa, é esperada uma nova queda de governo, após pouco mais de 1 ano.

Os mercados não demoraram a reagir à perspectiva de turbulência política. No mesmo dia as yields das obrigações pública a 10 anos subiram quase 10 bp para os 3,51%, o spread para a Alemanha passou de 70 para 75 bp (ver Gráfico 1) e o índice accionista CAC-40 perdeu 1,6% (e outros 1,7% no dia seguinte).

Adicionalmente à instabilidade política reinante no país, surgem cada vez mais pontos de interrogação, nomeadamente questões relativas à sustentabilidade da dívida pública, que subiu para 113% do PIB no final de 2024 e que as projecções da Comissão Europeia apontam atingir os 116% em 2025 e 118% do PIB em 2026. Outro ponto prende-se com a actual desaceleração económica, com o FMI a estimar um crescimento do PIB de apenas 0,6% para 2025 (inferior aos +1,1% registados em 2024).

Que níveis devemos esperar nos próximos meses para as yields da dívida francesa? Em 2011, de acordo com o FMI e a Comissão Europeia, a dívida pública francesa situava-se em 86% do PIB e os juros da dívida representavam 3,0% do PIB, com a yield das obrigações a 10 anos e o spread para a Alemanha a atingirem máximos nesse ano de 3,78% e 190 bp, respectivamente (ver Gráfico 2). Em 2024, a dívida pública francesa situava-se nos 113% do PIB e os juros da dívida a representarem 2,5% do PIB, com a yield das obrigações a 10 anos e o spread para a Alemanha a atingirem máximos nesse ano de 3,35% e 88 bp, respectivamente. Actualmente, os juros da dívida situam-se em cerca de 2,9% do PIB, e a yield das obrigações a 10 anos e o spread para a Alemanha rondam os 3,6% e 80 bp, respectivamente.

Considerando que a taxa média paga pela dívida francesa se situa presentemente abaixo de 1,9% e o montante de dívida necessária refinanciar nos próximos 3 a 5 anos (ver Gráfico 3), a actual instabilidade política vem adicionar pressão sobre o estado francês, que vai inevitavelmente ver o custo da sua dívida aumentar. Entre a confiança dos mercados e o apoio político para as reformas necessárias, o equilíbrio não é certamente fácil.

Gráfico 1Spread dos 10 anos da dívida pública entre França e Alemanha desde 1 de Setembro de 2023

Fonte: Bloomberg. Dados em 03/09/2025.

Gráfico 2 – Spread dos 10 anos da dívida pública entre França e Alemanha desde 1 de Janeiro de 1990

Fonte: Bloomberg. Dados em 03/09/2025.

Gráfico 3Perfil de amortizações da dívida pública directa francesa

Fonte: Bloomberg. Dados em 03/09/2025.

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