
Ter um fundo de emergência é uma das etapas mais importantes para garantir a sua segurança financeira e evitar surpresas desagradáveis em momentos inesperados. Mas, afinal, como saber quanto deve ter no seu fundo de emergência e como escolher o produto ideal?
Características de um Fundo de Emergência:
- Cobertura de despesas fixas. O valor ideal do seu fundo de emergência depende de diversos factores, como o seu estilo de vida, a sua estabilidade profissional e as suas responsabilidades financeiras. De uma forma geral, recomenda-se que o fundo de emergência seja capaz de cobrir entre 3 a 6 meses das suas despesas fixas: gastos com a alimentação, com o alojamento e serviços subjacentes, necessidades de transporte e/ou despesas relacionadas com a sua saúde. Este valor pode variar dependendo da sua situação, mas é bom ter o suficiente para garantir a sua tranquilidade.
- Capital garantido. Isto significa que o valor investido não pode estar sujeito a riscos que possam comprometer a sua integridade.
- Facilidade de mobilização. Outro ponto essencial para um fundo de emergência é a sua liquidez. Num cenário de urgência, não se pode dar ao luxo de ter um investimento com prazos de resgate longos ou com dificuldades de acesso ao valor.
- Rendibilidade atractiva. Embora a prioridade seja segurança e liquidez, com a evolução dos custos de vida e a crescente inflação, não queremos que o nosso fundo de emergência desvalorize face às nossas despesas. Devemos optar por um produto que faça crescer o nosso dinheiro, como por exemplo, produtos que consigam garantir juros compostos.
- Sem custos de manutenção. A ideia é que o fundo cresça ao longo do tempo, sem ser afectado por taxas desnecessárias.
O Banco Invest tem a solução ideal para o seu fundo de emergência: Invest Money Box, a sua Conta à Ordem Remunerada.