Google atinge máximos recorde confirmando liderança na corrida IA

feature-image

Ao longo do último ano, muitos especialistas em tecnologia descartaram a Google na corrida da Inteligência Artificial (IA), preferindo nomes como a OpenAI e a Microsoft como os potenciais vencedores. Contudo, os investidores do mercado de acções estavam a posicionar-se para um resultado diferente.

Nos últimos dias, a Google revelou o seu mais recente modelo de IA, o Gemini 3, que superou o ChatGPT e outras ferramentas concorrentes, de acordo com os testes de benchmark da indústria. A Google causou um grande impacto com o seu gerador de imagens de IA actualizado.

Por conseguinte, as acções da Alphabet, dona da Google, atingiram um recorde histórico de $318,57 hoje. Esta empresa surge agora como a vencedora da corrida da IA ​​entre os seus concorrentes das Magníficas Sete.

Os últimos 12 meses mostram uma divergência clara e decisiva com as acções da Alphabet a valorizarem quase 82%, superando largamente as acções da Nvidia com um ganho de 26,97% e só depois a Apple com uma subida de quase 19%.

googlSó no último mês, que tem sido particularmente difícil para as acções tecnológicas, a Alphabet teve um desempenho muito superior de 19,06%.

A sua subida foi praticamente a mesma que a Meta perdeu desde 23 de Outubro de -18,97%. Entretanto, as acções da Nvidia, a Microsoft e a Tesla estão todas com um desempenho negativo nos últimos 30 dias.

akOutro desenvolvimento positivo para o Google foi o recente lançamento de seu mais novo acelerador de IA, a Unidade de Processamento Tensorial (TPU), que é 30 vezes mais eficiente em termos de energia do que seu antecessor, lançado em 2018. O Google pretende fornecer uma infraestrutura “mais confiável, eficiente e escalável do que qualquer outra disponível no mercado”.

ai-specialized-chips-tpu-history-gen-ai-ch.max-1700x1700-1A Alphabet, com o seu valor de mercado de 3,8 biliões de dólares está apenas 6% de superar a capitalização bolsista da Apple. A empresa parece estar a executar os seus planos melhor do que nunca numa altura em que o mercado está a repensar o sector da IA ​​em geral.

As preocupações com a computação excessivamente subsidiada, o financiamento circular e as bases de clientes concentradas levaram muitos investidores a questionar quais as empresas capazes de rentabilizar a tecnologia hoje e quais em algum futuro indefinido.

A empresa-mãe da Google, como se pode ver, oferece uma resposta satisfatória para ambos os cenários. Já consegue distribuir produtos e recursos de IA através da sua rede de anúncios e pesquisas, bem como produtos consagrados como o YouTube e o Google Docs.

Nada disto, aos olhos do mercado, exige especulação económica.

j
Novos players como a OpenAI e a Anthropic, embora impressionantes por si só e apesar do enorme crescimento de utilizadores, ainda precisam de melhorar as suas estruturas de custos e modelos de negócio.

Para além disso, a Berkshire Hathaway também adquiriu uma participação na Alphabet este trimestre.

vWall Street parece estar mesma a acreditar que a Alphabet está a ganhar a corrida da IA ​​neste momento e no futuro.

 

Fonte: Bloomberg, Berkshire Hathaway

Partilhar este artigo: