Black Friday é o nome dado ao dia seguinte ao feriado de Thanksgiving nos Estados Unidos, que tradicionalmente marca o início da temporada de compras natalícias e é conhecido por oferecer grandes descontos e promoções em lojas físicas e online.
O termo "Black Friday" surgiu na década de 1960 na Filadélfia, inicialmente para descrever o caos no trânsito e nas multidões de compradores mas depois evoluiu para se referir ao dia em que os retalhistas saem do "vermelho" (perdas) e entram no "preto" (lucro) nas suas contas.
O consumidor representa 70% do PIB norte-americano, logo os dados das compras natalícias serão um bom barómetro da confiança dos consumidores, após o shutdown mais longo da história, que privou os investidores e Fed de uma série de dados macroeconómicos.
As projecções gerais indicam um recorde de 186,9 milhões de compradores participando nas promoções entre o Thanksgiving e a Cyber Monday, mais 3 milhões de compradores do que no ano passado. As vendas na época natalícia deverão superar um bilião de dólares pela primeira vez, segundo a National Retail Federation (NRF).
Embora as promoções abrangem cinco dias, o Black Friday continua a ser o dia mais popular para fazer compras, com 70% dos consumidores (130,4 milhões). O segundo dia mais popular é a Cyber Monday, com 40% (73,9 milhões) dos consumidores esperando fazer compras na Segunda-feira após o Thanksgiving.
Segundo um inquérito da Adobe Analytics, espera-se uma subida de 17,2% nos cinco dias de compras nos Estados Unidos para $43,7 mil mn, um aumento de 6,3% em relação ao ano passado.
As vendas online deverão continuar fortes. Em 2024, nesta época de compras, as vendas online nos Estados Unidos aumentaram mais de 10%, para 10,8 mil milhões de dólares. Segundo as estimativas da Bain & Company, os gastos totais com comércio electrónico nos EUA este fim de semana deverá representar cerca de 9% do total dos gastos no retalho durante as festas de final do ano, estando previsto um aumento de 11% das vendas face ao ano anterior, para 12 mil milhões de dólares.
Os grandes vencedores desta época de épocas poderão ser os gigantes do comércio electrónico, como Amazon, Shopify, Allegro e Zalando.
Boas compras! 🎁
Fonte: Adobe, Bain & Company, NRF