Inflação EUA abaixo das previsões aumenta expectativas de corte de juros

feature-image

Em Julho, o índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos manteve-se nos 2,7% em termos homólogos, aquém dos 2,8% previstos pelos economistas. Assim, a inflação continua a não reflectir as tarifas do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Por outro lado, a taxa subjacente, que exclui a alimentação e energia, acelerou para 3,1% face aos 2,9% em Junho e acima dos 3,0% estimados, segundo os dados revelados pelo Bureau of Labor Statistics hoje. Este aumento foi a maior subida mensal desde Janeiro mas foi devido ao aumento dos preços dos serviços e automóveis.

cEm termos mensais, a taxa de inflação desceu uma décima para 0,2% em Julho, em linha com as expectativas dos economistas. Excluíndo a alimentação e energia, o índice de preços ao consumidor aumentou para 0,3%, de 0,2% em Julho igual às estimativas dos economistas.

inflation

Segundo os futuros do Fed Funds, os traders de taxa de juro atribuem agora uma probabilidade de 95,9% a um corte de 25 pontos base das taxas de juro directoras na próxima reunião do Comité de Política Monetária da Fed, que será realizado no dia 17 de Setembro. Até o final do ano são esperadas três descidas das taxas de juro directoras no total.fed-Aug-12-2025-01-07-27-2201-PM
Fonte: Bureau of Labor Statistics

Partilhar este artigo: