O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos manteve-se nos 2,7% YoY em Dezembro, em linha com as expectativas dos economistas. A inflação, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, foi de 2,6% YoY, menos do que os 2,7% previstos.
Em termos mensais, a inflação subiu 0,3% em linha com o esperado pelos economistas e a inflação core foi de 0,2% abaixo dos 0,3% estimados.
Contudo, não há muitas conclusões a serem tiradas dos detalhes devido à falha na recolha de dados durante a paralisação do governo norte-americano. Como poderá verificar no relatório do Bureau of Labor Statistics abaixo, os detalhes mais específicos são nulos em Outubro e Novembro para todas as rubricas excepto a gasolina, veículos novos e carros e camiões usados.
Na ausência dessas informações detalhadas, o mercado poderá respirar de alívio e aguardar a divulgação dos índices de preços ao produtor e vendas a retalho na Quarta-feira e os pedidos de subsídio de desemprego na Quinta-feira, para um panorama mais completo da economia norte-americana.
A leitura de hoje alterou as expectativas dos investidores em relação ao número de cortes de taxas de juro que a FED fará, para mais de 50 pontos base em 2026.
Em relação ao timing do primeiro corte, a data mais provável, de acordo com os mercados monetários, será em Junho de 2026.
Fonte: Bloomberg, Bureau of Labor Statistics