
Em Maio, a taxa de inflação nos Estados Unidos subiu para 2,4% em termos homólogos, de 2,3% no mês anterior mas em linha com as expectativas dos economistas. A taxa subjacente manteve-se nos 2,8% abaixo dos 2,9% previstos, segundo os dados revelados pelo Bureau of Labor Statistics hoje.
Em termos mensais, desceu uma décima para 0,1% em Maio, também aquém dos 0,2% esperados pelos economistas. Excluíndo a alimentação e energia, o índice de preços ao consumidor também recuou de 0,2% para 0,1%, menos do que os 0,3% estimados.
A inflação estará a demorar a acomodar o efeito das tarifas do presidente norte-americano, uma vez que a maioria dos retalhistas ainda estará a vender mercadorias acumuladas antes dos impostos entrarem em vigor. Os economistas preveem assim que a inflação acelere no segundo semestre do ano.
As expectativas são de que a Reserva Federal dos EUA mantenha a taxa de juros no intervalo entre 4,25% a 4,50% na próxima Quarta-feira, dia 18 de Junho mas já se espera um corte em Setembro e Dezembro.
Entretanto, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump continuar a pressionar a Fed...
Fonte: Bloomberg, X