
Existem eventos com uma probabilidade muito baixa de sucederem mas, quando ocorrem, têm um impacto enorme e são difíceis de prever. Eles são os denominados Cisnes Negros.
O índice VIX é frequentemente considerado o índice do medo das bolsas. O índice geralmente dispara quando há turbulência e os preços das acções caem. O VIX do índice S&P 500 negoceia em média abaixo dos 20 pontos mas ultrapassou os 40 pontos, em 10 ocasiões nos últimos 30 anos.
As únicas duas vezes em que o VIX ultrapassou os 80 pontos, coincidiram com eventos Cisnes Negros, que causaram recessões mas a diferença no desempenho subsequente do mercado bolsista variou significativamente entre os dois eventos.
No primeiro caso, o colapso do Lehman Brothers em 2008, desencadeou uma corrida contra a AIG, com as suas acções afundando 61%, o que ameaçou o sistema financeiro. Uma recessão generalizada aprofundou-se, tanto que a recessão de 18 meses resultante, excedeu qualquer período de recessão desde a Grande Depressão em 1929. Consequentemente, os retornos, ajustados pela inflação, ao longo de uma década no índice S&P 500 mantiveram-se negativos até Março de 2012.
Na segunda vez, após os lockdowns da Covid em 2020, os cheques de estímulo do governo, as compras de activos em larga escala pelo banco central norte-americana e os juros a zero criaram a recessão mais curta da história dos Estados Unidos. As acções depois recuperaram em Agosto de 2021 e os retornos ajustados pela inflação de uma década ultrapassaram os 200%.
Quais são as Lições?
➡️ Primeira Lição: Apenas dois eventos foram considerados Cisnes Negros nos últimos 30 anos mas só um teve um impacto duradouro
Os picos do VIX acima de 80 estiveram associados a recessões e bear markets das acções, como aconteceu em 2008 e 2020.
A grande diferença foi na duração das quedas subsequentes das bolsas. Para os investidores, com medo dos eventos Cisne Negro, o episódio de Março de 2020 revelou que as acções podem valorizar rapidamente, desde que a economia também recupere.
➡️ Segunda Lição: Eventos Cisnes Negros só importam se abalam a economia de uma forma persistente
Qualquer pico do VIX acima de 40 pontos é uma confirmação de que ocorreu um evento Cisne Negro. A volatilidade raramente atinge picos tão elevados e, quando isso acontece, os receios de uma recessão contagiam o mercado resultando em medo extremo. Esse foi o caso no dia 2 de Abril deste ano, quando o pico do VIX foi o terceiro mais elevado dos últimos 30 anos, após o anúncio das tarifas do Dia da Libertação que foram superiores ao antecipado com os investidores a temerem uma recessão mas depois as bolsas recuperaram
Em tais eventos, comprar acções em baixa revelou-se uma estratégia sensata em todas as ocasiões, excepto nas situações mais extremas.
➡️ Terceira Lição: VIX e S&P 500 têm apresentado uma correlação positiva em apenas 20% das vezes
Desde o início do índice VIX em 1990, que o VIX e índice S&P 500 têm apresentado uma correlação positiva diária em aproximadamente 20% das vezes, com o Índice SPX e o Índice VIX avançando 10,5% das vezes e caindo 10,3% das vezes.
Fonte: Bloomberg, CBOE