
A Louis Vuitton será a primeira empresa de luxo a apresentar as suas vendas do 1.º trimestre. O mercado de luxo está a passar por um momento desafiador devido às possíveis consequências das tarifas norte-americanas, com cerca de 20% das receitas do sector de luxo geradas nos Estados Unidos.
Contudo, algumas empresas de produtos de luxo europeus, como a Louis Vuitton Moët Hennessy e a Hermès International, estão mais bem posicionados para enfrentar a tempestade, porque conseguem aumentar os preços das suas marcas em compensação dos custos adicionais. A Moncler, com a menor exposição aos Estados Unidos entre os seus pares, também poderá sofrer um impacto menor.
O sector de luxo recuperou em Janeiro, valorizando 19% mas desde meados de Fevereiro, voltou a afundar 25% e perdendo mais de 200 mil milhões de dólares.
As acções da Burberry foram as que mais desvalorizam do sector de luxo europeu, com uma queda de 30% desde o início de 2025, seguido pela Kering (-28%) e depois a LVMH com uma descida de 16%. Em 2024, as acções da Kering foram as que mais desceram com uma queda de 40%.
As receitas da LVMH desceram pelo terceiro trimestre consecutivo em termos homólogos. Os analistas esperam agora um crescimento de 1,1% nas vendas orgânicas do primeiro trimestre da LVMH mas todas as atenções dos investidores estarão viradas para os comentários da empresa em relação ao impacto das tarifas nas suas vendas.
Calendário da apresentação de resultados das empresas de luxo:
- LVMH: 14 Abril
- Moncler: 16 Abril
- Brunello Cucinelli: 16 Abril
- Hermes International: 17 Abril
- Kering: 23 Abril
- EssilorLuxottica: 23 Abril
- Prada: 30 Abril
- Hugo Boss: 2 Maio
- Burberry: 14 Maio
Fonte: Bloomberg