Maior volatilidade prevista na próxima semana devido ao Triple Witching

feature-image

A terceira Sexta-feira do mês está a chegar, o que significa que é semana de vencimento de futuros e opções. O vencimento é o dia limite em que se pode executar uma opção ou que vence um futuro. Geralmente, realizam-se 95% dos contratos no roll over durante a semana do vencimento, pelo que apenas 5% das posições o realizam na Sexta-feira correspondente.

As terceiras Sexta-feiras de Março, Junho, Setembro e Dezembro são frequentemente conhecidas como dias de Triple Witching porque as opções de acções, opções de índices de acções e futuros de índices de acções expiram simultaneamente. Nos Estados Unidos estão proibidos os futuros sobre acções, logo, verifica-se um vencimento triplo e não quadruplo de contratos. Assim, com três instrumentos principais expirando ao mesmo tempo, existe um potencial para picos no volume de negociação e na volatilidade.

Horas em que os contratos são liquidados e renovados (ou não) na Sexta-feira 

➡️ 11h00: Euro Stoxx 50
➡️ 12h00: DAX
➡️ 13h30: Wall Street 
➡️ 15h00: CAC 40
➡️ 15h15/15h45h: Ibex 35
➡️ 16h35: Futuros sobre acções espanholas de MEFF

Desempenho fraco das bolsas durante as semanas de Triple Witching


A tabela abaixo apresenta os retornos semanais do índice S&P 500 desde 2017. As semanas de triple witching são as semanas que incluem a terceira Sexta-feira de Março, Junho, Setembro e Dezembro. As "outras semanas de expiração" são as semanas que terminam na terceira Sexta-feira dos outros meses.  Nas restantes semanas não ocorrem expirações de opções e futuros.

Em termos históricos, a semana de Triple Witching não é favorável para o índice S&P 500 que regista uma perda média de 0,47% nessa semana, com 53% dos retornos positivos. Essas semanas também foram significativamente mais voláteis do que as outras semanas, conforme medido pelo desvio padrão dos retornos (3,58%). Os ganhos do mercado ocorreram apenas durante as semanas sem expirações, nas quais o índice S&P 500 obteve um ganho médio de 0,37%, com 61% dos retornos positivos.
triple1A tabela a seguir revela os dados mais recentes desde 2021. As semanas de expiração em geral têm sido péssimas mas especialmente para as semanas de triple witching. O índice S&P 500 registou uma perda média de 0,29% durante esta semana, com 39% dos retornos positivos.

As semanas de triple witching tendem a ser mais voláteis. Novamente, os ganhos de mercado ocorrem durante as semanas sem vencimento, nas quais o índice valorizou em média 0,38%, com 61% dos retornos positivos.
triple2

A tabela abaixo resume as semanas de Triple Witching por dia desde 2021. Essas semanas tendem a começar fortes com o índice S&P 500 positivo nessas Segundas-feiras em 72% das vezes, com um ganho médio de 0,14%. Contudo, a volatilidade aumenta à medida que o dia de expiração se aproxima. As Quintas-feiras registaram uma desvalorização média de 0,19%, com apenas 35% dos retornos positivos.

Sexta-feira, que é o dia de vencimento, é o dia da semana mais desfavorável para as acções, com o índice S&P 500 a registar uma perda média de 0,36% e apenas 22% dos retornos  são positivos.

triple3

Estes dias sãos boas oportunidades de negociação mas ao mesmo tempo arriscados devido à sua imprevisibilidade nas "horas das bruxas".

 

Fonte: Schaeffer's Research

Partilhar este artigo: