
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na Quinta-feira que irá impor uma tarifa de 100% a produtos farmacêuticos de marca ou patenteados, importados de empresas que não tenham uma fábrica nos Estados Unidos a partir de 1 de Outubro.
A reacção nos mercados accionistas foi para já negativa, com as acções das empresas farmacêuticas na Ásia e na Europa a registarem perdas nas sessões em bolsa.
De acordo com a Bloomberg Economics, as tarifas sobre os produtos farmacêuticos de marca, poderão aumentar a taxa média até 3,3 pontos percentuais, segundo a Bloomberg Economics. Contudo, o impacto possa ser compensado pela isenção para empresas que constroem fábricas locais. A Suíça e Singapura são os países mais expostos às novas tarifas.
Para além disso, os mobiliários para cozinha e casa de banho também foram visados, com taxas alfandegárias de 50% e os móveis estofados com uma tarifa de 30%. Os camiões de carga, passam a ser sujeitos a uma tarifa de 25% com o México e Canada mais afectados pelas novas tarifas.
Fonte: Bloomberg