Mercado automóvel europeu cada vez mais electrificado, quota atinge 60%

feature-image

Em Abril de 2025, as vendas de automóveis novos na União Europeia registaram um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 925.359 unidades matriculadas, marcando a primeira subida do ano. Apesar do crescimento em Abril, o mercado automóvel europeu no primeiro quadrimestre de 2025 acumulou uma queda de 1,2% em relação a 2024, reflectindo desafios como incerteza económica e elevada concorrência de marcas chinesas.cars-1Este crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento da procura por veículos elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) segundo os dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis). Os eléctricos a bateria cresceram 28%, alcançando uma quota de mercado de 15,3%, enquanto os híbridos plug-in aumentaram mais de 9%, representando cerca de 9% do total. Os híbridos convencionais (HEV) mantiveram-se dominantes, com uma quota de 35,3%. No total, a quota dos eléctricos e híbridos já representam 59,6% do mercado automóvel europeu desde o início de 2025.

cars2

Entre os principais mercados, Espanha destacou-se com um crescimento de 7,1% nas matrículas, seguida pela Itália com 2,7%. Por outro lado, a França registou uma queda de 5,6% e a Alemanha uma ligeira redução de 0,2%.  Em termos de vendas de eléctricos a bateria por país, a Dinamarca lidera as vendas com uma subida de 20,3% YoY em Abril.

bateriaNo que diz respeito às marcas mais vendidas, a chinesa BYD superou a Tesla nas vendas de veículos eléctricos pela primeira vez. A Tesla registou uma queda drástica de 56,2% nas matrículas, reduzindo sua quota de mercado de 1,3% para 0,6%. O Renault Clio foi o modelo mais vendido no geral, com 19 mil unidades, seguido pelo Skoda Elroq entre os eléctricos, com 8 mil unidades. 

europa-3

Fonte: ACEA, Bloomberg

Partilhar este artigo: