
A mudança de residência para o estrangeiro, regresso a Portugal ou alteração de país de residência representa um marco significativo na vida de qualquer cliente. Para garantir a continuidade e regularidade da sua relação bancária, é essencial proceder à actualização dos seus dados pessoais e profissionais junto do Banco.
Sempre que ocorre uma alteração de morada, seja de residência ou fiscal, deverá ser comunicada ao Banco Invest mediante a entrega da documentação aplicável.
Documentos necessários para actualização quando altera de país de residência
No âmbito deste processo, será necessário apresentar:
- Ficha de cliente actualizada, devidamente preenchida e assinada;
Caso haja alteração de contacto telefónico, esta ficha de cliente deve ser assinada com Chave Móvel Digital (CMD).
- Comprovativo de morada no país de residência (ex.: contrato de arrendamento, factura de serviços associados à habitação ou certidão de domicílio fiscal); com data de emissão inferior a 3 meses.
- Comprovativo da entidade patronal (recibo de vencimento, declaração da entidade empregadora ou contrato de trabalho); com data de emissão inferior a 3 meses.
- Número de Identificação Fiscal (NIF) do país de residência, ou documento equivalente que assuma a mesma função identificativa.
Relevância da actualização de dados
A actualização dos dados não constitui apenas uma obrigação legal, mas garante igualmente:
- A recepção atempada e correcta de toda a comunicação emitida pelo Banco;
- A manutenção do acesso online, sem interrupções, aos produtos e serviços contratados;
- O cumprimento das normas em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo;
- O enquadramento fiscal adequado à nova jurisdição de residência.
Como proceder?
Para iniciar o processo de actualização dos seus dados, entre em contacto com o seu gestor de conta ou com o Apoio ao Cliente (800 200 160 – gratuito ou em alternativa 210 518 710 - chamada para rede fixa nacional).
Poderá remeter a documentação por via digital, facilitando o cumprimento desta obrigação.