
Os humanos sentem a necessidade de impor ordem ao caos que os rodeia, por isso, as narrativas estão profundamente enraizadas na nossa psicologia. Em mais nenhum lugar, isso é mais evidente do que nos mercados financeiros, onde os investidores procuram incansavelmente padrões, notícias, explicações e narrativas para racionalizarem as subidas e descidas dos activos financeiros.
No entanto, o mercado financeiro é um sistema complexo e em constante mudança, impulsionado por inúmeros factores, tais como resultados empresariais, eventos geopolíticos, taxas de juros, inovações tecnológicas e, principalmente, a psicologia de massa.
A realidade é que os humanos são programados para priorizar informações negativas em detrimento de informações optimistas. O medo é mais forte do que a ganância, ou seja, a esperança de ganhar dinheiro motiva os investidores mas o medo de perder dinheiro é muito mais poderoso.

Estas são algumas estratégias para ajudar os investidores navegarem o ritmo constante de pessimismo:
1. Separe os Sinais do Ruído
As narrativas pessimistas normalmente baseiam-se em dados isolados que estão fora de contexto. Por exemplo, em vez de entrarem em pânico com uma yield curve invertida, analise as condições de crédito, os resultados empresariais e a confiança do consumidor.
2. Utilize um Método Disciplinado de Gestão de Riscos
- Faça um rebalanceamento de carteiras proactivo.
- Define níveis de stop-loss para proteger os ganhos e limitar o risco de queda, sem tomar decisões emocionais.
- Diversifique entre classes de activos.
3. Aposte em Valor, Qualidade e Dividendos
- Opte por acções voltadas para valor, com balanços sólidos e "cash flows" consistentes.
- Empresas de qualidade conseguem resistir melhor a crises económicas do que apostas especulativas.
- Empresas que pagam dividendos gerem rendimento durante as turbulências do mercado.
4. Invista a Longo Prazo
Narrativas pessimistas podem parecer urgentes mas os mercados são voltados para o futuro. Uma carteira equilibrada e de longo prazo poderá suportar quedas temporárias. Historicamente, os investidores que mantiveram os seus investimentos durante a volatilidade estão melhor posicionados para a uma eventual recuperação.
Fonte: CFA Institute, Real Investment Advice