
A Novo Nordisk, a farmacêutica do Ozempic e Wegovy, está a perder terreno na corrida pelo mercado de medicamentos para perda de peso, principalmente para a rival Eli Lilly, com o seu medicamento Zepbound.
O Wegovy viu o Zepbound ultrapassá-lo em termos de receitas no principal mercado dos EUA este ano. Com o Wegovy, a Novo Nordisk foi a primeira a lançar no mercado um tratamento altamente eficaz contra a obesidade, aprovado nos EUA em 2021. A Eli Lilly lançou o Zepbound no final de 2023.
Esta empresa dinamarquesa já foi a maior empresa da Europa mas perdeu a sua coroa para a alemã SAP este ano.
As acções da Novo Nordisk desvalorizaram 45,9% desde o início do ano enquanto as acções da Pfizer e Eli Lilly estão a cair 7,1% e 1,7%, respectivamente. Ambas abaixo da subida de 7,6% do índice S&P 500. Por outro lado, as acções da Gilead Sciences dispararam 22,8%, a única do sector farmacêutico a superar o benchmark norte-americano este ano.
Em relação ao ano anterior, as acções da Novo Nordisk afundaram 60% muito aquém dos seus concorrentes AbbVie, Johnson & Johnson e Roche.
Hoje a Novo Nordisk anunciou um aumento de 32% no seu lucro do segundo trimestre para 26,5 mil milhões de coroas dinamarquesas abaixo dos 27,01 previstos. As receitas aumentaram 13% para 76,86 mil mn vs 76,99 mil mn de coroas dinamarquesas estimados.
As vendas do Wegovy superaram ligeiramente as expectativas do mercado, atingindo 19,53 mil milhões de coroas dinamarquesas, contra os 19,2 mil milhões previstos. As receitas provenientes do Ozempic foram de 31,80 mil mn vs 32,22 mil mn previstos.
Contudo, a empresa confirmou o que já tinha divulgado na semana passada, ao rever em baixa os resultados para o restante ano fiscal de 2025.
Saiba quais foram os factores que contribuíram para este underperformance:
➡️ Procura Subestimada e Problemas de Fornecimento: A Novo Nordisk não antecipou a enorme procura pelo Wegovy, o que levou a dificuldades de produção e escassez no mercado abrindo espaço para concorrentes, como a Eli Lilly, que lançou o Zepbound, superando o Wegovy em prescrições semanais nos EUA em 2025.
➡️ Desempenho Clínico Inferior: Estudos comparativos mostraram que a tirzepatida da Lilly resultou em 47% mais perda de peso, em comparação com o semaglutide da Novo Nordisk. Além disso, o medicamento em desenvolvimento da Novo, CagriSema, desapontou em ensaios clínicos, alcançando apenas 22,7% de perda de peso contra a expectativa de 25%.
➡️ Competição e Produtos Genéricos: A Novo Nordisk enfrentou pressão dos medicamentos genéricos e cópias "compounded" de GLP-1, que reduziram a sua participação de mercado. A empresa também cortou suas previsões de vendas e lucros em 2025, citando concorrência e menor demanda por Wegovy e Ozempic nos EUA.
➡️ Mudanças na Liderança: A saída do CEO Lars Fruergaard Jørgensen em Maio de 2025, após uma queda de mais de 50% no preço das acções da empresa, reflecte as dificuldades enfrentadas. Mike Doustdar assumiu como novo CEO em Agosto de 2025, com a missão de recuperar o terreno perdido.
A "coroa" do mercado de perda de peso, por agora, parece ser a Eli Lilly, mas a corrida está longe de terminar, com a Novo Nordisk procurando recuperar a sua liderança através da inovação e ajustes estratégicos.
Fonte: Bloomberg, Reuters