
No Sábado, Warren Buffett, o quinto homem mais rico do mundo, agora com 94 anos, anunciou que irá deixar o cargo de CEO da Berkshire Hathaway no final de 2025, após mais de seis décadas de liderança. Sucede-lhe Greg Abel, o actual vice-presidente, de 62 anos.
As acções da Berkshire valorizaram 19% este ano para níveis recorde, contrariando a queda de 3% do índice S&P 500.
A Berkshire Hathaway reportou uma queda de 14,1% no lucro do primeiro trimestre de 2025, para $9,64 mil mn, com as receitas ligeiramente menores de $89,73 mil mn.
A liquidez da Berkshire Hathaway atingiu um novo recorde, de $347,7 mil mn, comparado com $334,2 mil mn no final de 2024. Afinal, Warren Buffett não aproveitou a queda do mercado de acções no primeiro trimestre para aplicar o dinheiro em novas oportunidades.
A Berkshire Hathaway tem participações importantes em cinco empresas à data de 31 de Março de 2025: Apple (22,2%), American Express (15,1%), Coca-Cola (10,3%), Bank of America (10,1%) e Chevron (5,9%).
Estas foram as principais opiniões de Buffett na reunião anual da Berkshire Hathaway:
📌 Críticas às tarifas de Trump: Buffett criticou as políticas comerciais do presidente Donald Trump, especialmente as tarifas, afirmando que “o comércio não deve ser uma arma” e que irritar o resto do mundo é um “grande erro”. Ele destacou que as tarifas aumentam o risco de instabilidade global, comparando a população mundial (7,5 bilhões) com a dos Estados Unidos (300 milhões) e sugeriu que os Estados Unidos deveriam procurar mais comércio em vez de confrontos.
📌 Visão sobre a economia norte-americana: Buffett manteve o seu optimismo sobre a economia dos Estados Unidos, chamando-a de “exemplo brilhante de capitalismo” e comparando-a a uma “catedral” com um “casino” anexo. Ele alertou sobre o défice fiscal “insustentável” (estimado em 7% do PIB, quando 3% seria ideal) e a inflação “substancial” (2,4% em Março de 2025), mas não descontrolada. Também expressou preocupação em relação à depreciação do dólar.
📌 Filosofia de longo prazo: Buffett reforçou esta estratégia de investimento e indicou que a Berkshire poderia reduzir a sua liquidez para cerca de $50 mil mn, se surgirem oportunidades.
Fontes: Bloomberg, InvestyWise, Network Creative, Seeking Alpha, Yahoo! Finance